07 novembro 2005

Caminhada em Montemor


Domingo, 6 de Novembro de 2005 foi dia de caminhada.
Conversa puxa conversa, amigo convida amigo(a)(s) e à partida e à chegada éramos 31. Alguns já muito batidos nestas andanças e outros nem tanto.
Foram cerca de 10,3 km à volta de Montemor em 3:50 h.
Fizemos diversas paragens: para beber café (porque não se podem perder os hábitos diários);
para visitar a Capela da Nossa Senhora da Saúde;
para ver as vistas;




para curtir melhor a conversa
para encomendar o almoço...







Era esta a proposta de programa:

MONTEMOR
Domingo, 6.Novembro.2005
Subir ao monte, pramelhor ver a cidade
Nesta actividade vamos explorar os arredores de Lisboa, apenas a cerca de 5 km dos limites da cidade. Vamos subir a um monte, na aldeia de Montemor, que fica entre Loures e Caneças. Até meados do século passado, eram aqui lavadas as roupas de muitas famílias de Lisboa, sendo transportadas pelas lavadeiras, retratadas no famoso filme "Aldeia da Roupa Branca".Partiremos do início da povoação, e depois de um cafézinho matinal, subiremos até à ermida, onde existe uma Capela, que teve as suas origens no séc. XVII, em honra de Nossa Senhora da Saúde.Aí ouviremos contar a história da origem desta capela, faremos uma pequena visita ao seu interior e admiraremos a paisagem. Subiremos então um pouco mais, até ao alto do Mosqueiro (marco geodésico de Montemor, a 358 m) e teremos então oportunidade de contemplar uma magnífica paisagem de Lisboa e dos seus arredores. Iremos depois na direcção de Caneças, passando pela zona do Bairro dos Pedrógãos e visitaremos a Quinta da Fonte Santa que pertence ao Banco de Portugal.
Depois seguiremos para Norte e faremos o regresso ao ponto de partida, passando pelos Casais das Picariças e do Ceirão. Nesta metade do percurso teremos oportunidade de contemplar a extensa várzea de Loures, as suas hortas que nos abastecem de legumes, e as infraestruturas rodoviárias que circundam Lisboa.

Sem comentários: