04 junho 2019

Serra de Carnaxide

Para terminar esta época, vamos conhecer a Serra de Carnaxide. Desta vez será a um domingo, 16.Junho, 2019.

Local de encontro: No jardim junto da Igreja de S. Romão em Carnaxide (igreja velha de Carnaxide), às 9:30 h.
GPS: 38.725546, -9.246399  ou 38°43'32.0"N 9°14'47.0"W
Faremos um percurso circular de cerca de 6,5 km, que isto com a chegada do calor, não se pode abusar.



Visitaremos a Serra de Carnaxide que constituí um espaço verde primário de grande importância ecológica e ambiental. Com cerca de 600 hectares, inseridos na área metropolitana de Lisboa, são neste momento o único espaço verde relevante entre Monsanto e Sintra. Espaço de vistas deslumbrantes e grande relevância patrimonial e cultural. Em tempos, Carnaxide foi o local de descanso dos nobres graças à fertilidade dos seus solos e às suas ótimas e frescas águas.

Visitaremos também a Mãe d'Água, e andaremos num túnel subterrâneo que faz parte do aqueduto que foi mandado construir pelo rei D. José I em 1765 a fim de atender aos pedidos da população local que se queixava que a água que considerava sua e que vinha da Serra de Carnaxide lhe era retirada para o Aqueduto das Águas Livres de Lisboa.
O fontanário junto à Igreja antiga de Carnaxide, onde iniciaremos a nossa caminhada, possui uma inscrição em latim, onde se pode ler "O fidelíssimo Rei D. José I, liberal, magnífico e piedoso, mandou que para utilidade deste povo, corresse livre esta água. Ano do Senhor de 1766.

Visitaremos ainda o Santuário da Senhora da Rocha, no vale do Jamor, local de peregrinações e romarias.

E como é costume, haveremos de almoçar por ali perto.

1 comentário:

Carlos Galrão disse...

Muito bom! Muito obrigado pela caminhada. Gente interessante!
Carlos Galrão