11 março 2006

Mais fotos de Lisboa



Isabel Machado

10 março 2006

Lisboa/Fotos




Lisboa, vista dos miradouros

Tânia Silva Santos

Domingo, 5 de Março, pela manhã, em frente ao Teatro de D. Maria II.
37 caminhantes, com muita gente que apareceu pela primeira vez. Fomos apanhar o 28, e foi ouvir muita gente dizer: - há quanto tempo que eu não andava de eléctrico!
Isto de viver ou trabalhar em Lisboa, não é o suficiente para se conhecer esta cidade. E foi isso que fizemos naquela manhã. Olhamos para Lisboa, de uma outra forma, descontraída, a partir de sítios magníficos, que quase todos conhecíamos, mas onde não tínhamos ido em grupo, para melhor ver.
Subimos o elevador de Santa Justa e descemos no elevador da Glória, e almoçamos juntos.
E agora é preparar as próximas actividades.
Aproveitem e deixem nos comentários as sugestões para outras iniciativas.


As fotos para melhor alojamento neste blog aparecem em colagens que não permitem a ampliação. De qualquer forma, se alguém quiser algumas das fotos que têm sido aqui apresentadas, é só pedir, que será enviado o original.

23 fevereiro 2006



Para abrir o apetite, aqui estão já algumas fotos da Lisboa que vamos descobrir:

22 fevereiro 2006

4ª Caminhada - Lisboa, domingo, 5.Março.2006

Por Ruas e Vielas, do Rossio aos Restauradores, no Domingo, 5 de Março em Lisboa.
Agradecemos confirmação, por e-mail até ao dia 1 de Março, Quarta-feira, indicando número de pessoas a participar no passeio e almoço para:
Cristina Machadocristina.machado@bp.com, ou por telefone – 919641708;

1. Local de Encontro:
Praça do Rossio, Lisboa, junto à fonte do lado do Teatro D. Maria. Estacionamento: existem vários parques onde poderão estacionar, por exemplo Restauradores, Praça Martim Moniz, Praça Figueira, etc.) e o custo é cerca de 5 a 8 €, incluindo tempo para almoço. A alternativa será estacionarem um pouco mais longe e utilizarem o Metro.

2. Horário: 09h30

3. Descrição:
Primeiro, e para não nos cansarmos logo de manhãzinha apanhamos o amarelinho (neste caso para subir, e não para descer), que nos levará até à Graça, ponto de partida para o primeiro miradouro – de donde poderemos apreciar uma das mais belas vistas de Lisboa.
A partir daí é sempre a descer passando por vários miradouros e cantinhos de Lisboa, algumas paragens para ver a Sé Catedral e outros monumentos e por fim chegada ao Terreiro do Paço/ Praça do Comércio, donde seguiremos para o elevador de Sta. Justa para subir ao Largo do Carmo. A partir daí e depois de uma visita à Igreja de S. Roque voltamos a descer, agora a caminho da paparoca.


4. Custos: eléctrico, elevador Sta. Justa/Glória e almoço.
Quem tenha passe social, pode utilizá-lo no elevador/eléctrico. Por isso, não se esqueça de o trazer. Para facilitar o processo, para quem não tem passe, seria ideal adquirirem bilhetes pré-comprados da Carris (2/3 viagens).

5. Almoço: Restaurante BomJardim – Restauradores/Portas de Sto. Antão
Cumprimentos e até Domingo, dia 5.

Cristina Machado


Isabel Machado

08 fevereiro 2006

Forte de Paimogo
Cristina Machado

30 janeiro 2006

Luís Pestana Henriques

Fotos da Lourinhã





António José Paulino

Na Lourinhã

A forte chuva matinal levou-nos a fazer algumas alterações ao percurso inicial.
No café aguardamos a chegada dos 22 valentes, depois visitamos o Museu da Lourinhã. Aí pudemos ver o grande espólio etnográfico da Região Oeste, que fez recordar aos mais velhos muitos utensílios da sua meninice.
Lá estavam também os fósseis dos dinossauros do Jurássico Superior.
Depois subimos até à zona da Igreja de Santa Maria do Castelo (monumento gótico do séc. XIV), e de carro, fomos até ao Forte de Paimogo, junto das arribas. Este forte foi construído em 1674, para defesa da praia contra eventuais desembarques de tropas inimigas.
E depois... já estava na hora do cosido à portuguesa, com a neva a cair nas ruas da Lourinhã.
...............
Havemos de voltar à Lourinhã para fazer o percurso previsto.

Para o início de Março está prometida uma visita à volta dos Miradouros de Lisboa . Em breve vão aparecer as novidades.

24 janeiro 2006

Caminhada na Lourinhã

Amigos caminhantes,
Vimos relembrar que o próximo domingo, dia 29 de Janeiro, é dia de caminhada.
A seguir damos toda a informação já disponível.
Muito agradecíamos que até à hora de almoço da próxima 6.ª feira. nos comunicassem a v/presença e, no caso de pretenderem ficar para o almoço, nos dessem indicação do n.º de pessoas para reserva de restaurante. Mas, mesmo que não nos digam nada, podem sempre aparecer.
Os n/contactos são:
email:
pestana.henriques@edpvalor.edp.pt,
Telefones: 934615289 (Luís Henriques); 936343561 (Leonardo Conceição); 933455242 (Antónia Matosa); 934257223 (Inês Cardinha).


1. PONTO DE ENCONTRO
Lourinhã - Em frente à Câmara Municipal
A CM fica situada no centro da vila, num grande largo onde estão também situados o mercado municipal, os correios, o Tribunal, etc.
A Lourinhã dista cerca de 65 Kms de Lisboa (Campo Grande). Cumprindo os limites de velocidade, contem com 1 hora de percurso.
Para quem vai de Lisboa, o itinerário recomendado é: A8 até à saída 9 (indicação: Lourinhã). Daqui, virando à esquerda, tomar a Estrada Nacional até à Lourinhã.

2. HORÁRIO DO ENCONTRO
9h 30 m

3. DESCRIÇÃO
Iremos fazer a chamada rota dos dinossauros, um percurso pedestre de cerca de 10 Kms (3 horas), entre a Lourinhã e o Forte de Paimogo.
O percurso está descrito no seguinte sítio da internet:
www.cm-lourinha.pt/actas/rotadosdinos.pdf.
O percurso não é circular, pelo que antes do início da caminhada, teremos de deslocar algumas viaturas para o Forte de Paimogo (o n.º de viaturas suficiente para trazer todos os caminhantes de regresso à Lourinhã, para o almoço).
Nível de dificuldade: Muito fácil. Sempre a descer.

4. ALMOÇO
O almoço está marcado para as 14 horas no restaurante Daniel dos Frangos na Lourinhã. Prato do dia: Cozido à Portuguesa. Outros pratos: as tradicionais febras, bifes e peixes grelhados.

5. MUSEU DOS DINOSSAUROS
Após o almoço e para quem pretender, haverá uma visita guiada ao Museu dos Dinossauros, na Lourinhã.

Saudações,
Leonardo Conceição
Antónia Matosa
Inês Cardinha
Luís Pestana Henriques

09 janeiro 2006

3ª Caminhada / Lourinhã

Amigos caminhantes,
Para o domingo, 29 de Janeiro próximo propomos uma caminhada na zona da Lourinhã. A ideia é manter a mesma estrutura das 2 caminhadas anteriores. Caminhada de manhã (cerca de 3 horas de percurso fácil), seguida de almoço em restaurante local (para aqueles que quiserem ou puderem continuar a confraternização, agora, de uma forma sentada).

Brevemente daremos mais detalhes.

Saudações,
Leonardo da Conceição
Antónia Matosa
Inês Cardinha
Luís Pestana Henriques

15 dezembro 2005


Alice Gaspar
 Posted by Picasa

14 dezembro 2005


Posted by Picasa
Alice Gaspar
Alice Gaspar

09 dezembro 2005

Mais fotos


Sara Gaspar e
José Guilherme Gaspar Posted by Picasa

O esforço e o Prazer

Algum esforço na subida, que o Manel das Codornizes compensou

O pão, a economia e a história



A história e os queijos


António José Paulino

FOTOS

Sílvia Ferreira

SERRA DO LOURO

[os novos participantes nestas Caminhadas]

Foram 29 os caminhantes na Serra do Louro.
Esta caminhada teve várias paragens gastronómico-culturais. Primeira paragem nos
Moinhos Vivos. Vimos como funciona um moinho e uma padaria e aprendemos alguma coisa mais sobre a economia global e standardização do artesanato.
Depois foram as magníficas vistas para cada um dos lados da Serra do Louro, quando passamos no Castro de Chibanes. Já na Quinta do Anjo vimos as Grutas Artificiais que terão servido de sepulturas colectivas pré-históricas.
No Casal dos Cantos ouvimos explicação detalhada do sr. Isidoro Fortuna sobre o queijo que aí se produz a partir do leite de ovelha, sal e cardo. E ovelhas foi o que não nos faltou na longa subida de regresso a Palmela, para a última paragem no Manel das Codornizes, onde ficamos até lá para as 4 h da tarde.

Próximas iniciativas:
Janeiro – andaremos pela zona de Constância [Luís Pestana Henriques, Inês Cardinha]
Fevereiro – caminharemos numa zona de Lisboa e visitaremos um Museu [Cristina Machado e António Rosa]
Os meses seguintes
estão à disposição dos interessados para novas propostas.

07 dezembro 2005

Serra do Louro, ultímos pormenores

Estamos quase a partir para a Serra do Louro.
Estas são, portanto, os últimos pormenores.
Começando pelas boas notícias: O nosso satélite no espaço, indica tempo nublado mas sem chuva.
A visita aos moinhos de pão está confirmada. No entanto, há um custo de 2,50 € por pessoa, que inclui um pão. Levem, por favor, dinheiro trocado. Para simplificar, procederemos à recolha no início do passeio.

A visita à queijaria está confirmada. Esta não estará em plena operação, mas o dono fará connosco uma visita guiada explicando todo o processo de fabrico.
O restaurante será o Manel das Codornizes. A boa notícia aqui, é que já não precisamos de nos deslocar de carro. É acabar o passeio, e "ala para o restaurante"!

Finalmente para muitos, as más notícias: A hora de encontro mantem-se às 9h30m em Palmela. Com franqueza, não há passeios à tarde?

Alice Gaspar

02 dezembro 2005

Últimas notícias sobre o Passeio da Serra do Louro

5ª feira, feriado, 8 de Dezembro de 2005

Local de Encontro: Palmela - Largo do Terminal de Camionetas. Detalhes: Indo de Lisboa, quer vá pela Ponte 25 de Abril ou pela Vasco da Gama, dirigem-se sempre à saída de Palmela, e passada a portagem viram à esquerda, ainda e sempre para Palmela, até aos semáforos. Aí, viram à direita, e seguem sempre
por essa estrada até a um largo, onde há uma estação de serviço da BP, um restaurante - Lago Azul, e do vosso lado esquerdo um terminal de camionetas. Nesse largo estacionam o carro. Há muitos lugares de estacionamento.

Hora: 9h 30m. Sim, é cedo, mas gostariamos de começar cerca das 9h 45m. Notem que o passeio terá cerca 9,1 km, mas estão previstas paragens mais ou menos prolongadas para visita aos moinhos e à queijaria.

Inscrições: Para termos uma ideia do número de envolvidos, principalmente para não começar sem ter a certeza que estão todos, mas também para fazer uma marcação aproximada do restaurante, gostariamos que se inscrevessem para:

Alice Gaspar; Alice.Gaspar@edp.pt Tm: 934 107 513 ou
António Paulino; antonio.paulino@edis.edp.pt Tm.: 934 256 444.

28 novembro 2005

Sempre a descer com algumas subidas / 8.Dez.2005

Poucos kms a norte da Serra da Arrábida, e quase em paralelo com esta, encontra-se a Serra do Louro.

É aqui que vos propomos a actividade “Sempre a descer com algumas subidas”, no próximo dia 8 de Dezembro.

Partimos de Palmela, e entramos directamente na Serra do Louro e no Parque Natural da Serra da Arrábida, através de uma subida longa mas muito suave (ponto mais alto na Queimada, 224 m acima do nível do mar).

Para além da deslumbrante paisagem (à direita o enorme vale cuja vista se estende até Lisboa e à esquerda a vista do mar nas nesgas que a Serra da Arrábida nos permite), faremos a primeira paragem cerca de 600 m após a partida num conjunto de moinhos em actividade que nos permitirão observar o fabrico do pão (ainda a confirmar).
Continuando a nossa caminhada, passamos por um Castro, e após uma “simpática” descida, entramos na localidade de Quinta do Anjo, onde tomaremos contacto com um ignorado conjunto de Grutas/Sepulturas Pré Históricas, certamente de “elevado valor histórico”.

Daí à queijaria onde assistiremos (sujeito ainda a confirmação) à confecção do famoso queijo de Azeitão, são só mais uns 700m. Confirmada está a possibilidade de o comprar.

Voltando um pouco atrás, surgem as más notícias sob a forma de uma subida razoavelmente longa e inclinada. Nada que não nos permita ter fôlego para um regresso ao ponto de partida em Palmela. Com tudo isto teremos percorrido cerca de 8 km.

Haja quem se negue a seguir, já de carro, para o Restaurante Choco Frito, onde para além de outras especialidades, poderemos ingerir o dito que dá nome ao restaurante!
Voltaremos a dar notícias, nomeadamente, detalhes quanto ao ponto e hora de encontro.
Lá vos esperamos.

PS. Só o S. Pedro, sob a forma de chuva, nos poderá fazer adiar esta actividade. Até ao dia 8.

Alice Gaspar e José M. Gaspar

23 novembro 2005

Serra do Louro - Palmela

O passeio na Serra do Louro, em Palmela, fica marcado para o feriado dia 8/Dez/2005 (5ª f).
No entanto, está condicionado ao estado do tempo no próprio dia e nos 2 ou 3 dias anteriores, porque é um percurso propício à formação de lama, o que não é muito agradável para passear.

Há a possibilidade de marcar almoço, mas ainda estamos a ver as melhores soluções.

Alice Gaspar e José Gaspar

14 novembro 2005

Fotos


Aqui ficam as últimas fotos recebidas.

Alguns aspectos da Capela de Nª Sª da Saúde em Montemor