17 maio 2006

Subidas e descidas com água pelos tornozelos

Passeio Aventura
(Subidas e descidas com água pelos tornozelos)

Após dois meses de digressão pela província, a próxima actividade que vos propomos traz-nos de regresso ao distrito de Lisboa.
No próximo dia 18 de Junho, os cerca de 11 km que separam o Museu Arqueológico de Odrinhas, no Concelho de Mafra, e o famoso leitão de Negrais, no Concelho de Sintra, serão o nosso destino.
Pelo meio é... Sempre a Descer claro, com duas ou três subidinhas para variar, três ribeiritos para atravessar e refrescar, e ainda... uma igreja e um cruzeiro manuelinos, uma ponte romana, e mais algumas curiosidades.
Brevemente daremos mais notícias, mas para já, anotem nas vossas agendas o dia 18 de Junho (domingo).
Lá nos encontraremos.


Alice Gaspar

Novos caminheiros

Em cada nova actividade vão chegando novos caminheiros:

Mas desta vez, tivemos a boa companhia de caminheiros de tenra idade, o Vasco de 5 anos e o Eduardo de 2.
Isto só prova, que afinal a idade não é impeditiva da participação nestas actividades.

Ainda as fotos de Constância





fotos de Alice Gaspar

[fotos de Luís Henriques]


16 maio 2006




[fotos de António José Paulino]

Constância - no rescaldo





Nesta Caminhada as actividades foram muito diversificadas: aprendemos com a Natureza, conhecemos as dedaleiras, andamos de barco para atravessar o Tejo, fomos ao museu para conhecer os rios, e aprendemos a olhar para os astros com outros olhos.
E também nos deliciamos com umas migas com bacalhau assado e com entrecosto.
E foi assim que 32 pessoas passaram este domingo em conjunto.




[fotos de Alice Gaspar]

02 maio 2006

Constância

No próximo dia 14 de Maio, conforme combinado no último passeio que se realizou em Montemor-o-novo, iremos até Constância.
Este passeio foi especialmente "encomendado" à organização do Parque Ambiental de Santa Margarida e admite um número máximo de 30 participantes.
Por esta razão, caso as inscrições excedam aquele número, seremos forçados a eliminar as últimas inscrições entradas.

As inscrições deverão ser feitas para: pestana.henriques@edp.pt
Aqui vai a caracterização do passeio:
N.º máximo de caminhantes: 30
Preço: 20 €, incluindo almoço
Ementa: Migas com entrecosto (ou eventualmente com febras)
Início: 10 h 15 m no Parque Ambiental de Santa Margarida (Constância - cerca de 130 Kms de Lisboa)
De seguida 4 Kms de passeio pedestre pela natureza (a descer), acompanhados por um guia que nos irá falando da fauna e da flora
12 h 30 m - Almoço
Após o almoço: travessia de barco do Rio Tejo
Visita ao Museu dos Rios em Constância
+ 4 Kms (a subir) de passeio pedestre pela Natureza
Centro de Ciência Viva de Constância - sessão de astronomia
Regresso ao Parque Ambiental em camioneta da Câmara.
Final do passeio previsto para as 17 h 30m.

Luís Pestana Henriques
Telefone: 210018924
TM: 934615289

27 abril 2006

Leonardo Conceição

























Leonardo Conceição

Alice Gaspar




Alice Gaspar

Fotos/Montemor-o-Novo



Isabel Machado

26 abril 2006

Gente que se juntou


A cada Caminhada vão chegando novos caminheiros.

Montemor-o-Novo

Luís Henriques

Foram 28 os participantes na Caminhada e mais alguns para o almoço. Desta vez esticámo-nos e fizemos 11,2 km. Mas o almoço compensou devidamente o esforço.

20 abril 2006

Montemor-o-Novo, domingo 23.Abril.2006

Caminheiros SempreaDescer,

Próxima Actividade: domingo, 23 de Abril, 2006.
Concentração às 9:45 h no Castelo de Montemor-o-Novo.
O acesso ao Castelo está assinalado.

Vindo de Lisboa pela A6 (primeira saída de Montemor), pela EN4 via Vendas Novas ou ainda de Santarém pela EN114, na primeira rotunda à entrada de Montemor seguir para o centro, percorrendo a Av. Gago Coutinho (passam 2 estações Galp, Bancos, Tribunal); no 4º semáforo virar à direita, seguindo as placas castanhas "Castelo" e azuis "GNR"; quando não for possível seguir em frente, virar de novo à direita até ao fim do Lº Gen. Humberto Delgado, virando à esquerda (esquina apertada); logo a seguir ao posto da GNR virar à direita (curva apertada e com má visibilidade), subindo a R. Condessa de Valenças até ao parque de estacionamento do Castelo.
BOA VIAGEM!

Visitaremos o Castelo e a zona histórica de Montemor-o-Novo e para isso teremos a ajuda do Miguel Ferrer e família que farão de guias locais.
Antiga Praça Velha (casa XVI c/balcão de canto; palácio XVIII/XIX; ermida Nª Srª Paz; Junta Freg. da Vila – antiga casa da almotaçaria), Terreiro de S. João de Deus (casa XVIII/XIX), R. Direita (Ig. Misericórdia, Casa do Despacho e Arquivo), Terreiro de S. João de Deus (Ig. Matriz, Cripta, Cv. de S. João de Deus)
R. de Stº António, Antigo Terreiro do Espírito Santo, R. Cap. Pires da Cruz (antigo Hospital de Stº André, antigo rádio-cine), Pç. da República (Café Almansor, Pedrista, Carlista), Jardim Público, Ig. do Calvário, Jardim dos Cavalinhos, Mon. aos Resistentes Anti-fascistas, Curvo Semedo, R. Irmã Sousa (Misericórdia), R. Luís de Camões (Centro de Saúde – antigo Cv. de Stº André), Lº Gen. Humberto Delgado (Mon. aos combatentes da G. Guerra)
R. D. Vasco (torre com janela manuelina), Cv. de S. Domingos (Ig. e Museus), Abrigo dos Velhos Trabalhadores e
R. de S. Domingos.
Caminharemos depois à volta da cidade:
R. de S. Domingos – Qtª de Stª Margarida – travessia do Almansor – Mte. do Lacrau – Qtª do Lobo – Qtª da Lagoinha – S. Mateus – antiga linha de caminho de ferro - Qtª da Ponte – ponte romana – e a subida final para o Castelo, onde estarão as nossas viaturas à espera para a ida para o Almoço.
O percurso é circular, com cerca de 9,5 km, sem dificuldades.
O almoço no restaurante A Ribeira (no fim da R. de S. Domingos, junto ao R. Almansor), previsto para as 14h.

Mas como na zona ainda vai ficar muita coisa para ver, aqui estão as sugestões para depois do almoço:
Grutas do Escoural
Museu de S. Domingos (€5 visita completa, €3 só arqueologia)
Pq. Urbano e Ermida de Nª Srª da Visitação (visitas grátis)

11 março 2006

Mais fotos de Lisboa



Isabel Machado

10 março 2006

Lisboa/Fotos




Lisboa, vista dos miradouros

Tânia Silva Santos

Domingo, 5 de Março, pela manhã, em frente ao Teatro de D. Maria II.
37 caminhantes, com muita gente que apareceu pela primeira vez. Fomos apanhar o 28, e foi ouvir muita gente dizer: - há quanto tempo que eu não andava de eléctrico!
Isto de viver ou trabalhar em Lisboa, não é o suficiente para se conhecer esta cidade. E foi isso que fizemos naquela manhã. Olhamos para Lisboa, de uma outra forma, descontraída, a partir de sítios magníficos, que quase todos conhecíamos, mas onde não tínhamos ido em grupo, para melhor ver.
Subimos o elevador de Santa Justa e descemos no elevador da Glória, e almoçamos juntos.
E agora é preparar as próximas actividades.
Aproveitem e deixem nos comentários as sugestões para outras iniciativas.


As fotos para melhor alojamento neste blog aparecem em colagens que não permitem a ampliação. De qualquer forma, se alguém quiser algumas das fotos que têm sido aqui apresentadas, é só pedir, que será enviado o original.

23 fevereiro 2006



Para abrir o apetite, aqui estão já algumas fotos da Lisboa que vamos descobrir:

22 fevereiro 2006

4ª Caminhada - Lisboa, domingo, 5.Março.2006

Por Ruas e Vielas, do Rossio aos Restauradores, no Domingo, 5 de Março em Lisboa.
Agradecemos confirmação, por e-mail até ao dia 1 de Março, Quarta-feira, indicando número de pessoas a participar no passeio e almoço para:
Cristina Machadocristina.machado@bp.com, ou por telefone – 919641708;

1. Local de Encontro:
Praça do Rossio, Lisboa, junto à fonte do lado do Teatro D. Maria. Estacionamento: existem vários parques onde poderão estacionar, por exemplo Restauradores, Praça Martim Moniz, Praça Figueira, etc.) e o custo é cerca de 5 a 8 €, incluindo tempo para almoço. A alternativa será estacionarem um pouco mais longe e utilizarem o Metro.

2. Horário: 09h30

3. Descrição:
Primeiro, e para não nos cansarmos logo de manhãzinha apanhamos o amarelinho (neste caso para subir, e não para descer), que nos levará até à Graça, ponto de partida para o primeiro miradouro – de donde poderemos apreciar uma das mais belas vistas de Lisboa.
A partir daí é sempre a descer passando por vários miradouros e cantinhos de Lisboa, algumas paragens para ver a Sé Catedral e outros monumentos e por fim chegada ao Terreiro do Paço/ Praça do Comércio, donde seguiremos para o elevador de Sta. Justa para subir ao Largo do Carmo. A partir daí e depois de uma visita à Igreja de S. Roque voltamos a descer, agora a caminho da paparoca.


4. Custos: eléctrico, elevador Sta. Justa/Glória e almoço.
Quem tenha passe social, pode utilizá-lo no elevador/eléctrico. Por isso, não se esqueça de o trazer. Para facilitar o processo, para quem não tem passe, seria ideal adquirirem bilhetes pré-comprados da Carris (2/3 viagens).

5. Almoço: Restaurante BomJardim – Restauradores/Portas de Sto. Antão
Cumprimentos e até Domingo, dia 5.

Cristina Machado


Isabel Machado

08 fevereiro 2006

Forte de Paimogo
Cristina Machado

30 janeiro 2006

Luís Pestana Henriques

Fotos da Lourinhã





António José Paulino

Na Lourinhã

A forte chuva matinal levou-nos a fazer algumas alterações ao percurso inicial.
No café aguardamos a chegada dos 22 valentes, depois visitamos o Museu da Lourinhã. Aí pudemos ver o grande espólio etnográfico da Região Oeste, que fez recordar aos mais velhos muitos utensílios da sua meninice.
Lá estavam também os fósseis dos dinossauros do Jurássico Superior.
Depois subimos até à zona da Igreja de Santa Maria do Castelo (monumento gótico do séc. XIV), e de carro, fomos até ao Forte de Paimogo, junto das arribas. Este forte foi construído em 1674, para defesa da praia contra eventuais desembarques de tropas inimigas.
E depois... já estava na hora do cosido à portuguesa, com a neva a cair nas ruas da Lourinhã.
...............
Havemos de voltar à Lourinhã para fazer o percurso previsto.

Para o início de Março está prometida uma visita à volta dos Miradouros de Lisboa . Em breve vão aparecer as novidades.

24 janeiro 2006

Caminhada na Lourinhã

Amigos caminhantes,
Vimos relembrar que o próximo domingo, dia 29 de Janeiro, é dia de caminhada.
A seguir damos toda a informação já disponível.
Muito agradecíamos que até à hora de almoço da próxima 6.ª feira. nos comunicassem a v/presença e, no caso de pretenderem ficar para o almoço, nos dessem indicação do n.º de pessoas para reserva de restaurante. Mas, mesmo que não nos digam nada, podem sempre aparecer.
Os n/contactos são:
email:
pestana.henriques@edpvalor.edp.pt,
Telefones: 934615289 (Luís Henriques); 936343561 (Leonardo Conceição); 933455242 (Antónia Matosa); 934257223 (Inês Cardinha).


1. PONTO DE ENCONTRO
Lourinhã - Em frente à Câmara Municipal
A CM fica situada no centro da vila, num grande largo onde estão também situados o mercado municipal, os correios, o Tribunal, etc.
A Lourinhã dista cerca de 65 Kms de Lisboa (Campo Grande). Cumprindo os limites de velocidade, contem com 1 hora de percurso.
Para quem vai de Lisboa, o itinerário recomendado é: A8 até à saída 9 (indicação: Lourinhã). Daqui, virando à esquerda, tomar a Estrada Nacional até à Lourinhã.

2. HORÁRIO DO ENCONTRO
9h 30 m

3. DESCRIÇÃO
Iremos fazer a chamada rota dos dinossauros, um percurso pedestre de cerca de 10 Kms (3 horas), entre a Lourinhã e o Forte de Paimogo.
O percurso está descrito no seguinte sítio da internet:
www.cm-lourinha.pt/actas/rotadosdinos.pdf.
O percurso não é circular, pelo que antes do início da caminhada, teremos de deslocar algumas viaturas para o Forte de Paimogo (o n.º de viaturas suficiente para trazer todos os caminhantes de regresso à Lourinhã, para o almoço).
Nível de dificuldade: Muito fácil. Sempre a descer.

4. ALMOÇO
O almoço está marcado para as 14 horas no restaurante Daniel dos Frangos na Lourinhã. Prato do dia: Cozido à Portuguesa. Outros pratos: as tradicionais febras, bifes e peixes grelhados.

5. MUSEU DOS DINOSSAUROS
Após o almoço e para quem pretender, haverá uma visita guiada ao Museu dos Dinossauros, na Lourinhã.

Saudações,
Leonardo Conceição
Antónia Matosa
Inês Cardinha
Luís Pestana Henriques

09 janeiro 2006

3ª Caminhada / Lourinhã

Amigos caminhantes,
Para o domingo, 29 de Janeiro próximo propomos uma caminhada na zona da Lourinhã. A ideia é manter a mesma estrutura das 2 caminhadas anteriores. Caminhada de manhã (cerca de 3 horas de percurso fácil), seguida de almoço em restaurante local (para aqueles que quiserem ou puderem continuar a confraternização, agora, de uma forma sentada).

Brevemente daremos mais detalhes.

Saudações,
Leonardo da Conceição
Antónia Matosa
Inês Cardinha
Luís Pestana Henriques