17 agosto 2006

Caminhos já andados


Estes foram os caminhos por onde andamos durante a época passada.
Foram cerca de 58 km, bem caminhados.
Nestas actividades participaram 87 pessoas.
Agora é só convidar os amigos para virem até cá.

07 agosto 2006

Voltamos a caminhar em Setembro

Com o início de Setembro regressam as actividades do nosso grupo Sempre a Descer.
Desta vez a proposta é para algo ligeiramente diferente.
Sim, trata-se de um caminhada! Claro que é Sempre a Descer!
Obviamente que termina em almoço!
Então onde está a diferença? Aguarde pelo próximo dia 17 de Setembro [domingo], e apareça.
A coisa decorre no concelho de Loures, e como habitualmente daremos informações mais precisas mais perto do acontecimento.

Até lá, boas férias para quem for o caso.

Cumprimentos.
Alice Gaspar / José M. Gaspar
Telm.: 93 410 7513

20 junho 2006

O que vimos II




Isabel Machado

O que vimos

Isabel Machado

Andando e vendo




António José Paulino

19 junho 2006

Fotos













Luís Pestana Henriques

Novos participantes

De Odrinhas a Mastrontas

Domingo de manhã: 27 adultos e o jovem João Pedro, de apenas 8 anos, chegaram a Mastrontas (junto aos Negrais). A camioneta estava a postos para nos levar, por muitas voltas e curvas até Odrinhas. Não foi possível visitar o Museu Arqueológico de Odrinhas, mas ficou o convite. E depois, por montes, vales e rios, foram 10,8 km até voltarmos a Mastrontas.
Desta vez o pessoal esmerou-se nalgumas dificuldades que faziam lembrar alguns filmes do Indiana Jones.
É só ver as próximas fotos.

E assim chegou ao fim esta primeira época de caminhadas do Sempre a Descer.
De Novembro.05 a Junho.06, fizemos 7 caminhadas, cerca de 60 km percorridos, com uma média de 30 participantes em cada.
O regresso está previsto para meados de Setembro.06. E para não nos esquecermos dos caminhos já percorridos, faremos uma jantarada para comentários e para ver as fotos que tirámos.
Entretanto seria bom que se fossem alinhavando ideias para as novas caminhadas para a época de 2006/07.

António José Paulino

30 maio 2006

Passeio aventura: De Odrinhas a Negrais com àgua pelos tornozelos



Amigos caminhantes.

Confirma-se então o nosso passeio de 18 de Junho próximo.
Detalhes:
Concentração: 9 h30m em Mastrontas, junto a Negrais.
O caminho mais directo para quem sai de Lisboa é tomar a IC19 em direcção a Sintra. No fim da parte larga do IC19, virar para o IC30, antigo IC16, em direcção a Ericeira, Mafra, etc. Seguir sempre em frente até à localidade de Pero Pinheiro, e aí, junto ao centro, virar à direita seguindo as indicações para Negrais. Ligeiramente antes da placa de Negrais, viram para uma estrada à esquerda para Anços. Poucos metros adiante há uma estrada à direita com a indicação de Mastrontas. Seguem por lá até atravessar uma passagem de nível. Encontram aí o restaurante "Adega do Alhinho". É aí que estacionam a vossa viatura.
Seguiremos de autocarro até Odrinhas, onde se dará a partida para a nossa actividade. Para custear o autocarro é preciso pagar um máximo de 5€ por pessoa. Este custo será ajustado em função do número de participantes.
Passeio pedestre pela Natureza, com alguns obstáculos pelo meio, mas todos acessíveis a qualquer pessoa.
Tenham ou não acreditado, a verdade é que temos mesmo que atravessar três ribeiros. Para pessoas de pés mais sensíveis, recomendamos que tragam na mochila umas sandálias ou chinelos de borracha ou plástico.
14 h - Almoço no restaurante Adega do Alhinho.
Ponto importante: Se quiser leitão deve mencionar na inscrição. A alternativa é escolha à lista no Restaurante.
Para se inscrever agradeço que utilize, a partir de hoje e até ao próximo dia 12 de Junho (não esquecer que depois há vários feriados), os seguintes meios:
TM: Isabel Machado 96 606 4400 (a partir das 15 H)
e-mail: isabel.machado@bes.pt
c/c para:
alice.gaspar@edp.pt
Cumprimentos e até ao dia 18.
PS. Quem tiver interesse, poderá voltar a Odrinhas, depois do almoço, para visitar o museu arqueológico.

17 maio 2006

Subidas e descidas com água pelos tornozelos

Passeio Aventura
(Subidas e descidas com água pelos tornozelos)

Após dois meses de digressão pela província, a próxima actividade que vos propomos traz-nos de regresso ao distrito de Lisboa.
No próximo dia 18 de Junho, os cerca de 11 km que separam o Museu Arqueológico de Odrinhas, no Concelho de Mafra, e o famoso leitão de Negrais, no Concelho de Sintra, serão o nosso destino.
Pelo meio é... Sempre a Descer claro, com duas ou três subidinhas para variar, três ribeiritos para atravessar e refrescar, e ainda... uma igreja e um cruzeiro manuelinos, uma ponte romana, e mais algumas curiosidades.
Brevemente daremos mais notícias, mas para já, anotem nas vossas agendas o dia 18 de Junho (domingo).
Lá nos encontraremos.


Alice Gaspar

Novos caminheiros

Em cada nova actividade vão chegando novos caminheiros:

Mas desta vez, tivemos a boa companhia de caminheiros de tenra idade, o Vasco de 5 anos e o Eduardo de 2.
Isto só prova, que afinal a idade não é impeditiva da participação nestas actividades.

Ainda as fotos de Constância





fotos de Alice Gaspar

[fotos de Luís Henriques]


16 maio 2006




[fotos de António José Paulino]

Constância - no rescaldo





Nesta Caminhada as actividades foram muito diversificadas: aprendemos com a Natureza, conhecemos as dedaleiras, andamos de barco para atravessar o Tejo, fomos ao museu para conhecer os rios, e aprendemos a olhar para os astros com outros olhos.
E também nos deliciamos com umas migas com bacalhau assado e com entrecosto.
E foi assim que 32 pessoas passaram este domingo em conjunto.




[fotos de Alice Gaspar]

02 maio 2006

Constância

No próximo dia 14 de Maio, conforme combinado no último passeio que se realizou em Montemor-o-novo, iremos até Constância.
Este passeio foi especialmente "encomendado" à organização do Parque Ambiental de Santa Margarida e admite um número máximo de 30 participantes.
Por esta razão, caso as inscrições excedam aquele número, seremos forçados a eliminar as últimas inscrições entradas.

As inscrições deverão ser feitas para: pestana.henriques@edp.pt
Aqui vai a caracterização do passeio:
N.º máximo de caminhantes: 30
Preço: 20 €, incluindo almoço
Ementa: Migas com entrecosto (ou eventualmente com febras)
Início: 10 h 15 m no Parque Ambiental de Santa Margarida (Constância - cerca de 130 Kms de Lisboa)
De seguida 4 Kms de passeio pedestre pela natureza (a descer), acompanhados por um guia que nos irá falando da fauna e da flora
12 h 30 m - Almoço
Após o almoço: travessia de barco do Rio Tejo
Visita ao Museu dos Rios em Constância
+ 4 Kms (a subir) de passeio pedestre pela Natureza
Centro de Ciência Viva de Constância - sessão de astronomia
Regresso ao Parque Ambiental em camioneta da Câmara.
Final do passeio previsto para as 17 h 30m.

Luís Pestana Henriques
Telefone: 210018924
TM: 934615289

27 abril 2006

Leonardo Conceição

























Leonardo Conceição

Alice Gaspar




Alice Gaspar

Fotos/Montemor-o-Novo



Isabel Machado

26 abril 2006

Gente que se juntou


A cada Caminhada vão chegando novos caminheiros.

Montemor-o-Novo

Luís Henriques

Foram 28 os participantes na Caminhada e mais alguns para o almoço. Desta vez esticámo-nos e fizemos 11,2 km. Mas o almoço compensou devidamente o esforço.

20 abril 2006

Montemor-o-Novo, domingo 23.Abril.2006

Caminheiros SempreaDescer,

Próxima Actividade: domingo, 23 de Abril, 2006.
Concentração às 9:45 h no Castelo de Montemor-o-Novo.
O acesso ao Castelo está assinalado.

Vindo de Lisboa pela A6 (primeira saída de Montemor), pela EN4 via Vendas Novas ou ainda de Santarém pela EN114, na primeira rotunda à entrada de Montemor seguir para o centro, percorrendo a Av. Gago Coutinho (passam 2 estações Galp, Bancos, Tribunal); no 4º semáforo virar à direita, seguindo as placas castanhas "Castelo" e azuis "GNR"; quando não for possível seguir em frente, virar de novo à direita até ao fim do Lº Gen. Humberto Delgado, virando à esquerda (esquina apertada); logo a seguir ao posto da GNR virar à direita (curva apertada e com má visibilidade), subindo a R. Condessa de Valenças até ao parque de estacionamento do Castelo.
BOA VIAGEM!

Visitaremos o Castelo e a zona histórica de Montemor-o-Novo e para isso teremos a ajuda do Miguel Ferrer e família que farão de guias locais.
Antiga Praça Velha (casa XVI c/balcão de canto; palácio XVIII/XIX; ermida Nª Srª Paz; Junta Freg. da Vila – antiga casa da almotaçaria), Terreiro de S. João de Deus (casa XVIII/XIX), R. Direita (Ig. Misericórdia, Casa do Despacho e Arquivo), Terreiro de S. João de Deus (Ig. Matriz, Cripta, Cv. de S. João de Deus)
R. de Stº António, Antigo Terreiro do Espírito Santo, R. Cap. Pires da Cruz (antigo Hospital de Stº André, antigo rádio-cine), Pç. da República (Café Almansor, Pedrista, Carlista), Jardim Público, Ig. do Calvário, Jardim dos Cavalinhos, Mon. aos Resistentes Anti-fascistas, Curvo Semedo, R. Irmã Sousa (Misericórdia), R. Luís de Camões (Centro de Saúde – antigo Cv. de Stº André), Lº Gen. Humberto Delgado (Mon. aos combatentes da G. Guerra)
R. D. Vasco (torre com janela manuelina), Cv. de S. Domingos (Ig. e Museus), Abrigo dos Velhos Trabalhadores e
R. de S. Domingos.
Caminharemos depois à volta da cidade:
R. de S. Domingos – Qtª de Stª Margarida – travessia do Almansor – Mte. do Lacrau – Qtª do Lobo – Qtª da Lagoinha – S. Mateus – antiga linha de caminho de ferro - Qtª da Ponte – ponte romana – e a subida final para o Castelo, onde estarão as nossas viaturas à espera para a ida para o Almoço.
O percurso é circular, com cerca de 9,5 km, sem dificuldades.
O almoço no restaurante A Ribeira (no fim da R. de S. Domingos, junto ao R. Almansor), previsto para as 14h.

Mas como na zona ainda vai ficar muita coisa para ver, aqui estão as sugestões para depois do almoço:
Grutas do Escoural
Museu de S. Domingos (€5 visita completa, €3 só arqueologia)
Pq. Urbano e Ermida de Nª Srª da Visitação (visitas grátis)

11 março 2006

Mais fotos de Lisboa



Isabel Machado

10 março 2006

Lisboa/Fotos




Lisboa, vista dos miradouros

Tânia Silva Santos

Domingo, 5 de Março, pela manhã, em frente ao Teatro de D. Maria II.
37 caminhantes, com muita gente que apareceu pela primeira vez. Fomos apanhar o 28, e foi ouvir muita gente dizer: - há quanto tempo que eu não andava de eléctrico!
Isto de viver ou trabalhar em Lisboa, não é o suficiente para se conhecer esta cidade. E foi isso que fizemos naquela manhã. Olhamos para Lisboa, de uma outra forma, descontraída, a partir de sítios magníficos, que quase todos conhecíamos, mas onde não tínhamos ido em grupo, para melhor ver.
Subimos o elevador de Santa Justa e descemos no elevador da Glória, e almoçamos juntos.
E agora é preparar as próximas actividades.
Aproveitem e deixem nos comentários as sugestões para outras iniciativas.


As fotos para melhor alojamento neste blog aparecem em colagens que não permitem a ampliação. De qualquer forma, se alguém quiser algumas das fotos que têm sido aqui apresentadas, é só pedir, que será enviado o original.