25 setembro 2006




Outros pormenores da churrascada final.
[Alice Gaspar]

23 setembro 2006

Novos caminheiros


Uns vão trazendo os outros...
E assim já por cá passaram 90 caminheiros.

22 setembro 2006

Alguns pormenores da prova

António Paulino



E as classificações

1º Equipa 3
2º Equipa 5
3º Equipa 4
4º Equipa 7
5º Equipa 6
6º Equipa 1
7º Equipa 2
8º Equipa 8

Mas como as fotografias não estão exactamente pela ordem, cada um lá saberá em que lugar ficou. O importante é que algumas equipas correram, chegaram mais depressa, mas não apreciaram bem a natureza. Outras demoraram um pouco mais e assim tiveram a oportunidade de conversarem muito e de estaca em estaca até andaram muito mais que os outros.
No final do almoço já houve pedidos para outras actividades como esta.

Em Outubro, em príncipio no domingo 29, andaremos entre a Ulgueira e Magoito, e lá para Novembro, iremos mais longe, sábado e domingo, pelo Vale de Manteigas, na Serra da Estrela.

Mais equipas

Alice Gaspar



As equipas 5 a 8

As equipas

Alice Gaspar



As equipas de 1 a 4:



Orientação no Parque de Montachique


Desta vez a nossa actividade foi diferente. Logo à chegada a Alice e o José Gaspar explicaram o que é importante para a nossa orientação. Dividiram-nos em equipas, deram-nos um mapa e um cartão para registo dos locais de passagem. É isto basicamente uma prova de orientação.
No mapa tínhamos indicado todo o parque e um conjunto de 29 locais onde teríamos de passar e registar com um alicate, tipo pica-bilhetes, que tínhamos de passar por lá. E quem chegasse mais depressa ao final tinha o prémio de ir mais cedo preparar o almoço, que desta vez, também para ser diferente, consistiu numa churrascada de chouriço, sardinhas e febras.

29 agosto 2006

Cabeço de Montachique

Companheiros,
Os nossos votos que tenham tido boas férias!!!

Vamos então aos pormenores da nossa próxima actividade, a realizar no dia 17.Set.2006, domingo.

Hora: 9h 30m.
Local de encontro: Parque Municipal do Cabeço de Montachique
Para quem sai de Lisboa, o melhor caminho é pela A8 em direcção a Loures;
Abandonam a Auto-estrada na saída 4 - Montachique/ Lousa;
Seguem a direcção Montachique, e à entrada da localidade continuam pela direita e começam a ver indicações do Parque;
Entram na localidade do Cabeço de Montachique. Continuam em frente e chegam a um entroncamento da estrada onde viram à direita (está indicado Parque Municipal do Cabeço de Montachique);
No cimo da subida encontram novas indicações do Parque (duas vezes à esquerda em poucos metros);
E, após uma curvas, lá estão à vossa esquerda as bandeiras que indicam a entrada do Parque.
Entram, já que existe Parque de Estacionamento próprio e, mais importante, é gratuito.
É aí o nosso local de encontro.

As inscrições devem ser feitas até ao dia 13/9 para:
e-mail: Alice.gaspar@edp.pt
ou
telem.: 93 410 7513

A parte de logística (um eufemismo para almoço) da organização, é um pouco mais complexa que o costume, porque vamos ter de levar a comezaina.
Desta vez faremos um piquenique com uma febrada, salada, e o que mais levarmos.
Em função das inscrições serão feitos contactos pelo António Paulino para acertar os pormenores.
No final dividiremos as contas por todos e esperamos que venha a ser uma almoçarada melhor que as anteriores.

Lá nos encontramos no dia 17. "
Alice Gaspar

17 agosto 2006

A próxima época

A próxima época já está em preparação.
A Alice Gaspar já fez o convite para a 8ª actividade, no concelho de Loures, para o domingo, 17.Set.06. Em breve chegarão mais pormenores.
Outras caminhadas já pensadas mas ainda sem data marcada.

a) Atalaia/Magoito
b) Torres Vedras (Convento de Varatojo, castelo e Forte de S. Vicente das Linhas de Torres)
c) Évora/Graça do Divor
d) Lisboa (percursos do sagrado)
e) Praia de Santa Cruz/arribas/Termas do Vimeiro
f) Montejunto
g) Lisboa (Miradouros 2)
h) Lourinhã [retomar a 3ª caminhada que não se realizou devido ao mau tempo]

Claro que estamos todos à espera de outras propostas.

Caminhos já andados


Estes foram os caminhos por onde andamos durante a época passada.
Foram cerca de 58 km, bem caminhados.
Nestas actividades participaram 87 pessoas.
Agora é só convidar os amigos para virem até cá.

07 agosto 2006

Voltamos a caminhar em Setembro

Com o início de Setembro regressam as actividades do nosso grupo Sempre a Descer.
Desta vez a proposta é para algo ligeiramente diferente.
Sim, trata-se de um caminhada! Claro que é Sempre a Descer!
Obviamente que termina em almoço!
Então onde está a diferença? Aguarde pelo próximo dia 17 de Setembro [domingo], e apareça.
A coisa decorre no concelho de Loures, e como habitualmente daremos informações mais precisas mais perto do acontecimento.

Até lá, boas férias para quem for o caso.

Cumprimentos.
Alice Gaspar / José M. Gaspar
Telm.: 93 410 7513

20 junho 2006

O que vimos II




Isabel Machado

O que vimos

Isabel Machado

Andando e vendo




António José Paulino

19 junho 2006

Fotos













Luís Pestana Henriques

Novos participantes

De Odrinhas a Mastrontas

Domingo de manhã: 27 adultos e o jovem João Pedro, de apenas 8 anos, chegaram a Mastrontas (junto aos Negrais). A camioneta estava a postos para nos levar, por muitas voltas e curvas até Odrinhas. Não foi possível visitar o Museu Arqueológico de Odrinhas, mas ficou o convite. E depois, por montes, vales e rios, foram 10,8 km até voltarmos a Mastrontas.
Desta vez o pessoal esmerou-se nalgumas dificuldades que faziam lembrar alguns filmes do Indiana Jones.
É só ver as próximas fotos.

E assim chegou ao fim esta primeira época de caminhadas do Sempre a Descer.
De Novembro.05 a Junho.06, fizemos 7 caminhadas, cerca de 60 km percorridos, com uma média de 30 participantes em cada.
O regresso está previsto para meados de Setembro.06. E para não nos esquecermos dos caminhos já percorridos, faremos uma jantarada para comentários e para ver as fotos que tirámos.
Entretanto seria bom que se fossem alinhavando ideias para as novas caminhadas para a época de 2006/07.

António José Paulino

30 maio 2006

Passeio aventura: De Odrinhas a Negrais com àgua pelos tornozelos



Amigos caminhantes.

Confirma-se então o nosso passeio de 18 de Junho próximo.
Detalhes:
Concentração: 9 h30m em Mastrontas, junto a Negrais.
O caminho mais directo para quem sai de Lisboa é tomar a IC19 em direcção a Sintra. No fim da parte larga do IC19, virar para o IC30, antigo IC16, em direcção a Ericeira, Mafra, etc. Seguir sempre em frente até à localidade de Pero Pinheiro, e aí, junto ao centro, virar à direita seguindo as indicações para Negrais. Ligeiramente antes da placa de Negrais, viram para uma estrada à esquerda para Anços. Poucos metros adiante há uma estrada à direita com a indicação de Mastrontas. Seguem por lá até atravessar uma passagem de nível. Encontram aí o restaurante "Adega do Alhinho". É aí que estacionam a vossa viatura.
Seguiremos de autocarro até Odrinhas, onde se dará a partida para a nossa actividade. Para custear o autocarro é preciso pagar um máximo de 5€ por pessoa. Este custo será ajustado em função do número de participantes.
Passeio pedestre pela Natureza, com alguns obstáculos pelo meio, mas todos acessíveis a qualquer pessoa.
Tenham ou não acreditado, a verdade é que temos mesmo que atravessar três ribeiros. Para pessoas de pés mais sensíveis, recomendamos que tragam na mochila umas sandálias ou chinelos de borracha ou plástico.
14 h - Almoço no restaurante Adega do Alhinho.
Ponto importante: Se quiser leitão deve mencionar na inscrição. A alternativa é escolha à lista no Restaurante.
Para se inscrever agradeço que utilize, a partir de hoje e até ao próximo dia 12 de Junho (não esquecer que depois há vários feriados), os seguintes meios:
TM: Isabel Machado 96 606 4400 (a partir das 15 H)
e-mail: isabel.machado@bes.pt
c/c para:
alice.gaspar@edp.pt
Cumprimentos e até ao dia 18.
PS. Quem tiver interesse, poderá voltar a Odrinhas, depois do almoço, para visitar o museu arqueológico.

17 maio 2006

Subidas e descidas com água pelos tornozelos

Passeio Aventura
(Subidas e descidas com água pelos tornozelos)

Após dois meses de digressão pela província, a próxima actividade que vos propomos traz-nos de regresso ao distrito de Lisboa.
No próximo dia 18 de Junho, os cerca de 11 km que separam o Museu Arqueológico de Odrinhas, no Concelho de Mafra, e o famoso leitão de Negrais, no Concelho de Sintra, serão o nosso destino.
Pelo meio é... Sempre a Descer claro, com duas ou três subidinhas para variar, três ribeiritos para atravessar e refrescar, e ainda... uma igreja e um cruzeiro manuelinos, uma ponte romana, e mais algumas curiosidades.
Brevemente daremos mais notícias, mas para já, anotem nas vossas agendas o dia 18 de Junho (domingo).
Lá nos encontraremos.


Alice Gaspar

Novos caminheiros

Em cada nova actividade vão chegando novos caminheiros:

Mas desta vez, tivemos a boa companhia de caminheiros de tenra idade, o Vasco de 5 anos e o Eduardo de 2.
Isto só prova, que afinal a idade não é impeditiva da participação nestas actividades.

Ainda as fotos de Constância





fotos de Alice Gaspar

[fotos de Luís Henriques]


16 maio 2006




[fotos de António José Paulino]

Constância - no rescaldo





Nesta Caminhada as actividades foram muito diversificadas: aprendemos com a Natureza, conhecemos as dedaleiras, andamos de barco para atravessar o Tejo, fomos ao museu para conhecer os rios, e aprendemos a olhar para os astros com outros olhos.
E também nos deliciamos com umas migas com bacalhau assado e com entrecosto.
E foi assim que 32 pessoas passaram este domingo em conjunto.




[fotos de Alice Gaspar]

02 maio 2006

Constância

No próximo dia 14 de Maio, conforme combinado no último passeio que se realizou em Montemor-o-novo, iremos até Constância.
Este passeio foi especialmente "encomendado" à organização do Parque Ambiental de Santa Margarida e admite um número máximo de 30 participantes.
Por esta razão, caso as inscrições excedam aquele número, seremos forçados a eliminar as últimas inscrições entradas.

As inscrições deverão ser feitas para: pestana.henriques@edp.pt
Aqui vai a caracterização do passeio:
N.º máximo de caminhantes: 30
Preço: 20 €, incluindo almoço
Ementa: Migas com entrecosto (ou eventualmente com febras)
Início: 10 h 15 m no Parque Ambiental de Santa Margarida (Constância - cerca de 130 Kms de Lisboa)
De seguida 4 Kms de passeio pedestre pela natureza (a descer), acompanhados por um guia que nos irá falando da fauna e da flora
12 h 30 m - Almoço
Após o almoço: travessia de barco do Rio Tejo
Visita ao Museu dos Rios em Constância
+ 4 Kms (a subir) de passeio pedestre pela Natureza
Centro de Ciência Viva de Constância - sessão de astronomia
Regresso ao Parque Ambiental em camioneta da Câmara.
Final do passeio previsto para as 17 h 30m.

Luís Pestana Henriques
Telefone: 210018924
TM: 934615289