13 novembro 2006

Na Adega




Na Adega Cooperativa da Covilhã, fomos conduzidos pelo processo de produção do vinho.

Museu de Lanifícios









Depois do almoço no restaurante o Mário, junto ao cruzamento de Alcaria, à saída do Fundão, fomos fazer uma visita guiada, por Victor Justino Augusto, ao Museu de Lanifícios, na Covilhã, nas instalações da Universidade da Beira Interior.
Ficamos a saber um pouco da história e evolução daquele edifício, onde funcionou a Real Fábrica de Panos, uma manufactura de Estado, fundada em 1764, pelo Marquês de Pombal.
Em 1885 o edifício foi cedido ao Regimento de Infantaria 21 e mais tarde ao Batalhão de Caçadores 2.
Durante as obras de adaptação do edifício para a futura instalação da Universidade, em 1975, foram postas a descoberto as estruturas arqueológicas, que mais tarde deram origem a este Museu.
Este núcleo, para além dos objectos didácticos, contribui para a reabilitação da memória do trabalho dos lanifícios da cidade da Covilhã.

Os caminheiros da Serra



Esta caminhada teve a organização destes nossos amigos na Serra da Estrela:

1º Aniversário do Sempre a Descer




A surpresa desta caminhada pelos Montes Hermínios, foi a da comemoração do 1º aniversário deste grupo, Sempre a Descer.
Efectivamente foi após a 1ª caminhada por Montemor (junto a Loures e Caneças) a 6.Novembro.2005 que decidimos avançar com este tipo de actividades, e esta pelo Vale Glaciar de Manteigas já foi a décima caminhada.

Como esta actividade foi muito diversificada vamos ter muito que contar.

12 novembro 2006

A ida à Serra da Estrela

E foi este o nosso programa para o fim de semana, 11-12.Nov.06:

Sábado, 11.Novembro.06
12:30 - Almoço (Restaurante o Mário, no cruzamento para Alcaria, logo a seguir ao Fundão
14:30 - Visita ao
Museu Têxtil (Covilhã)
16:30 - Vista à Adega Cooperativa da Covilhã
18:00 -
Hotel Solneve e Covilhã Parque Hotel para deixarmos a nossa tralha e prepararmos a janta
20:00 - Jantar no Restaurante Império dos Sabores, junto à Pedrinha

Domigo, 12.Novembro.06
9:30 - Ajuntamento do pessoal caminheiro para a bica matinal e partida para a Serra
10:30 - Caminhada pelo Vale Glaciar de Manteigas, desde o Covão d'Ametade até Menteigas [10,8 km]
14:00 - Almoço no Restaurante Vale do Zêzere, em Manteigas

16:00 - Visita ao Poço do Inferno e regresso a casa.

05 novembro 2006

Outras fotos



03 novembro 2006

Os cartunes chegaram ao Sempre a Descer
















Autor: Tadeu Pereira
E agora é escolher o modelo para colocar nas camisolas...

02 novembro 2006

Novos caminheiros



E vão chegando novos caminheiros para ajudar nas descidas, do Sempre a Descer...

Dinossáurios e outros




Os dinossáurios andaram por lá, e nós também...
[José Guilherme Gaspar]

31 outubro 2006

Fotos da última caminhada




Sílvia Ferreira

Da Ulgeira até Magoito




Esta foi um pouco mais cansativa, mas tivemos um intervalo, junto à ribeira de Colares, na Praia das Maçãs, para darmos conta do farnel.
As paisagens são muito bonitas, pelo que, apesar dos 13,5 km nas pernas, por subidas em areia, descida de escadas ao lado das pegadas de dinossáurios, e outras aventuras, já estamos capazes de outras aventuras.

29 outubro 2006

Da Ulgueira até Magoito



O programa que seguimos nesta caminhada de 29 de Outubro (domingo):
9.45 h - Concentração no parque de estacionamento da Praia do Magoito
10.00 h - Saída da camioneta (alugada, 6 €) em direcção à Ulgueira (perto do Cabo da Roca).
10.30 h - Chegada à Ulgueira e início da caminhada
10.30 - 12.30 - Descida até à Praia da Adraga, subida até ao Marco Geodésico do Calhau do Corvo e vista sobre a Praia Grande, descida da escadaria da Praia Grande (para ver as pegadas de dinossauros), travessia da Praia Grande e da Praia Pequena.,
12.30 - 13.15 - Almoço em piquenique, do farnel que levamos, antes da travessia do ribeiro da Praia das Maças (molha de pés assegurado), à sombra das rochas da Praia das Maças

13.30 - 16.00 - Continuação da caminhada, depois da bica, pelas Azenhas do Mar, pelo cimo da arriba sempre com vista aberta sobre o Atlântico, Praia da Aguda e Praia de Magoito.
16.00 - Chegamos a horas à Praia do Magoito, um bocadinho cansados, é que sempre foram 13,5 km
.

18 outubro 2006

Sempre a Subir


Sim, porque não podemos andar sempre a descer (só), às vezes também podemos subir.
Assim responderam 17 caminheiros ao convite para uma subida ao Coliseu dos Recreios, em Lisboa para ouvir o Chico Buarque, na 2ª feira 6 de Novembro.06.

E para que a tradição não se perca, antes de ouvirmos música vamos todos jantar à Casa do Alentejo.

25 setembro 2006




Outros pormenores da churrascada final.
[Alice Gaspar]

23 setembro 2006

Novos caminheiros


Uns vão trazendo os outros...
E assim já por cá passaram 90 caminheiros.

22 setembro 2006

Alguns pormenores da prova

António Paulino



E as classificações

1º Equipa 3
2º Equipa 5
3º Equipa 4
4º Equipa 7
5º Equipa 6
6º Equipa 1
7º Equipa 2
8º Equipa 8

Mas como as fotografias não estão exactamente pela ordem, cada um lá saberá em que lugar ficou. O importante é que algumas equipas correram, chegaram mais depressa, mas não apreciaram bem a natureza. Outras demoraram um pouco mais e assim tiveram a oportunidade de conversarem muito e de estaca em estaca até andaram muito mais que os outros.
No final do almoço já houve pedidos para outras actividades como esta.

Em Outubro, em príncipio no domingo 29, andaremos entre a Ulgueira e Magoito, e lá para Novembro, iremos mais longe, sábado e domingo, pelo Vale de Manteigas, na Serra da Estrela.

Mais equipas

Alice Gaspar



As equipas 5 a 8

As equipas

Alice Gaspar



As equipas de 1 a 4:



Orientação no Parque de Montachique


Desta vez a nossa actividade foi diferente. Logo à chegada a Alice e o José Gaspar explicaram o que é importante para a nossa orientação. Dividiram-nos em equipas, deram-nos um mapa e um cartão para registo dos locais de passagem. É isto basicamente uma prova de orientação.
No mapa tínhamos indicado todo o parque e um conjunto de 29 locais onde teríamos de passar e registar com um alicate, tipo pica-bilhetes, que tínhamos de passar por lá. E quem chegasse mais depressa ao final tinha o prémio de ir mais cedo preparar o almoço, que desta vez, também para ser diferente, consistiu numa churrascada de chouriço, sardinhas e febras.

29 agosto 2006

Cabeço de Montachique

Companheiros,
Os nossos votos que tenham tido boas férias!!!

Vamos então aos pormenores da nossa próxima actividade, a realizar no dia 17.Set.2006, domingo.

Hora: 9h 30m.
Local de encontro: Parque Municipal do Cabeço de Montachique
Para quem sai de Lisboa, o melhor caminho é pela A8 em direcção a Loures;
Abandonam a Auto-estrada na saída 4 - Montachique/ Lousa;
Seguem a direcção Montachique, e à entrada da localidade continuam pela direita e começam a ver indicações do Parque;
Entram na localidade do Cabeço de Montachique. Continuam em frente e chegam a um entroncamento da estrada onde viram à direita (está indicado Parque Municipal do Cabeço de Montachique);
No cimo da subida encontram novas indicações do Parque (duas vezes à esquerda em poucos metros);
E, após uma curvas, lá estão à vossa esquerda as bandeiras que indicam a entrada do Parque.
Entram, já que existe Parque de Estacionamento próprio e, mais importante, é gratuito.
É aí o nosso local de encontro.

As inscrições devem ser feitas até ao dia 13/9 para:
e-mail: Alice.gaspar@edp.pt
ou
telem.: 93 410 7513

A parte de logística (um eufemismo para almoço) da organização, é um pouco mais complexa que o costume, porque vamos ter de levar a comezaina.
Desta vez faremos um piquenique com uma febrada, salada, e o que mais levarmos.
Em função das inscrições serão feitos contactos pelo António Paulino para acertar os pormenores.
No final dividiremos as contas por todos e esperamos que venha a ser uma almoçarada melhor que as anteriores.

Lá nos encontramos no dia 17. "
Alice Gaspar

17 agosto 2006

A próxima época

A próxima época já está em preparação.
A Alice Gaspar já fez o convite para a 8ª actividade, no concelho de Loures, para o domingo, 17.Set.06. Em breve chegarão mais pormenores.
Outras caminhadas já pensadas mas ainda sem data marcada.

a) Atalaia/Magoito
b) Torres Vedras (Convento de Varatojo, castelo e Forte de S. Vicente das Linhas de Torres)
c) Évora/Graça do Divor
d) Lisboa (percursos do sagrado)
e) Praia de Santa Cruz/arribas/Termas do Vimeiro
f) Montejunto
g) Lisboa (Miradouros 2)
h) Lourinhã [retomar a 3ª caminhada que não se realizou devido ao mau tempo]

Claro que estamos todos à espera de outras propostas.

Caminhos já andados


Estes foram os caminhos por onde andamos durante a época passada.
Foram cerca de 58 km, bem caminhados.
Nestas actividades participaram 87 pessoas.
Agora é só convidar os amigos para virem até cá.

07 agosto 2006

Voltamos a caminhar em Setembro

Com o início de Setembro regressam as actividades do nosso grupo Sempre a Descer.
Desta vez a proposta é para algo ligeiramente diferente.
Sim, trata-se de um caminhada! Claro que é Sempre a Descer!
Obviamente que termina em almoço!
Então onde está a diferença? Aguarde pelo próximo dia 17 de Setembro [domingo], e apareça.
A coisa decorre no concelho de Loures, e como habitualmente daremos informações mais precisas mais perto do acontecimento.

Até lá, boas férias para quem for o caso.

Cumprimentos.
Alice Gaspar / José M. Gaspar
Telm.: 93 410 7513