Neste blog, está a descrição e apreciação da caminhada noturna em Lisboa.
05 abril 2013
25 março 2013
Penacova II_Confraria da Lampreia
O programa da Confraria da Lampreia para as atividades no fim de semana, 6-7.Abril,2013, pode ser consultado aqui.
A caminhada de domingo de manhã, com cerca de 10 km, é co-organizada pelo Sempre a Descer e a Câmara Municipal de Penacova.
Os alojamentos locais, que deverão ser marcados por cada interessado quanto antes, são os seguintes:
Contacto: D. Mª Domingas
Telem.: 919 696 614Pensão Avenida
Av. Abel Rodrigues da Costa
3360 - 191 Penacova
Telef.: 239 477 142
Fax: 239 476 271
www.pensaoavenida.com
As inscrições, para os almoços de sábado (lampreia) e de domingo, e a caminhada de domingo, deverão ser enviadas para antonio.paulino@edp.pt
À noite a Ver & Ouvir Lisboa, 22.Março,2013
Filme a partir
das fotos de Ana Maria Reis e
de um fado de Carlos do Carmo
O início foi no Miradouro da Graça, às 20:30 de 6ª feira, 22.Março,2013.
Fomos 129 caminhantes a ver Lisboa a partir de diversos miradouros de Lisboa, durante cerca de 8 km e
2:45, acabamos a petiscar e a ouvir o Fado.
O percurso para rever Lisboa ,de dia ou de noite:
O percurso para rever Lisboa ,de dia ou de noite:
Paulo Ferreira (guitarra)
Ana Guerra (fadista)
05 fevereiro 2013
PERCURSO PEDESTRE PELO CABO ESPICHEL
Éramos mais de cinquenta corajosos por um trilho de cerca de oito quilómetros, a subir e a descer, em redor do Cabo procurando vislumbrar as pegadas dos dinossauros gravadas nas escarpas do Cabo e admirando a magnífica passagem.
Seguiu-se uma visita ao Santuário de Nossa Senhora do Cabo e à Igreja, agora recuperada nalguns "frescos" do tecto e altares e num importante conjunto de arte plástica, constituída por vários quadros que ilustram as paredes da Capela.
Seguiu-se um almoço de confraternização muito animado, ali perto, na Azóia.
10 janeiro 2013
Cabo Espichel, a 3.Fevereiro,2013
A próxima actividade do Sempre a Descer.come, será no domingo, 3.Fevereiro,2013 e tem lugar na zona do Cabo Espichel, no concelho de Sesimbra.
Passeio circular, fácil,com cerca de 8 km. Faremos todo o PR2 (disponível no sítio da CM de Sesimbra) e mais uns acrescentos. Nele poderemos observar pegadas de dinossauros (buracos na rocha, para os mais incrédulos...) e ainda um enorme conjunto de outras atrações.
O local de encontro é no Cabo Espichel, junto ao Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel (GPS: 38.42041; 9.214096).
Para lá chegar, o melhor caminho desde Lisboa (cerca de 50 km e 50'), é seguir pela A2 e sair para Sesimbra. Cerca de 6 km adiante aparece uma rotunda e viram para onde indica Alfarim /Aldeia do Meco, entram na estrada N377, cerca de 11 km. A partir de Alfarim é só seguir as placas que dizem Cabo Espichel (cerca de 11 km mais).
Encontro às 9:45.
O almoço será no restaurante A Fátima, na estrada do Cabo Espichel, muito perto do início e fim da caminhada.
Inscrições para: antonio.paulino@edp.pt
18 outubro 2012
Penedo
A próxima actividade do Sempre a Descer.come, está programada para o próximo dia 10 de Novembro (um sábado) com ponto de partida e chegada no Penedo (Colares).
Voltamos pois à zona de Sintra para um passeio circular, de grau de dificuldade médio, quer dizer, com umas subidas de alguma inclinação, mas perfeitamente compensado pela curta distância, cerca de 7 km. “Aproveitaremos a boleia” de parte do PR 10 – Peninha, percurso marcado no Parque Natural Sintra- Cascais.
Faremos a coisa em ritmo lento, quer porque à tempo, quer porque em vários locais, as vistas são bastante boas.
O local de encontro é portanto o Penedo – aldeia da freguesia de Colares; coordenadas: N 38.47.632; W 009.27246.
Para lá chegar, o melhor caminho desde Lisboa (cerca de 40m), é seguir pelo IC19 e sair para a A16 em direcção a Sintra centro. Seguindo as placas que dizem Colares, entram na estrada N375, cerca de 7 Km. Após a entrada em Colares, há um uma estrada para a esquerda, onde está devidamente assinalado o Penedo. É sempre e só seguir as indicações até ao centro, junto ao pelourinho – Largo do Chafariz. Atenção que é uma estrada estreita, quase sempre a subir e com dois sentidos.
Encontro pelas 9:45m.
A boa notícia é que acabado o passeio, estamos... no almoço no Restaurante Refúgio do Ciclista.
11 outubro 2012
O PÔR DO SOL em SANTA CRUZ
Por vezes recebemos respostas do estilo:
"desta vez não posso ir, gostava muito, mas dei um entorse, tenho um joelho todo janado, esta anca já não é o que era...."
ou então: "e se chove, o que é que fazemos?"
Normalmente quem organiza as caminhadas tem quase sempre um Plano B. Ou seja, se a calamidade for grande, haverá um plano alternativo de visitas e/ou pequenas caminhadas, em zonas protegidas da chuva.
Mas as respostas acima indicadas levam-nos a preparar também um Plano C.
C pode ser de "coxos". Ou seja,teremos um Plano de caminhada adaptado às dificuldades de locomoção, que de uma forma transitória ou permanente, nos vão afetando cada vez mais.
Será o caso da caminhada do próximo sábado, 13.outubro,2012 entre a Praia de Santa Cruz e a Praia Azul. Haverá então um Plano C, adaptado a quem dele precisar, que pode passar por pequenas deslocações em automóvel, seguidas de pequenas visitas a pé, a locais escolhidos.
Como normalmente ninguém se queixa da falta de apetite, no final estaremos juntos no almoço.
Assim não haverá desculpa para quem quiser ir, "mas as minhas pernas não me deixam".
Entretanto para abrir o apetite para esta caminhada aqui está um Livro,
O PÔR DO SOL EM SANTA CRUZ, "Memórias de um japonês sobre uma aldeia ortuguesa" por Kazuo Dan, que viveu em Santa Cruz, em 1970-72.
"desta vez não posso ir, gostava muito, mas dei um entorse, tenho um joelho todo janado, esta anca já não é o que era...."
ou então: "e se chove, o que é que fazemos?"
Normalmente quem organiza as caminhadas tem quase sempre um Plano B. Ou seja, se a calamidade for grande, haverá um plano alternativo de visitas e/ou pequenas caminhadas, em zonas protegidas da chuva.
Mas as respostas acima indicadas levam-nos a preparar também um Plano C.
C pode ser de "coxos". Ou seja,teremos um Plano de caminhada adaptado às dificuldades de locomoção, que de uma forma transitória ou permanente, nos vão afetando cada vez mais.
Será o caso da caminhada do próximo sábado, 13.outubro,2012 entre a Praia de Santa Cruz e a Praia Azul. Haverá então um Plano C, adaptado a quem dele precisar, que pode passar por pequenas deslocações em automóvel, seguidas de pequenas visitas a pé, a locais escolhidos.
Como normalmente ninguém se queixa da falta de apetite, no final estaremos juntos no almoço.
Assim não haverá desculpa para quem quiser ir, "mas as minhas pernas não me deixam".
Entretanto para abrir o apetite para esta caminhada aqui está um Livro,
O PÔR DO SOL EM SANTA CRUZ, "Memórias de um japonês sobre uma aldeia ortuguesa" por Kazuo Dan, que viveu em Santa Cruz, em 1970-72.
01 outubro 2012
Rescaldo da Madragoa
No sábado 29 de setembro fomos 64 caminhantes, que nos juntamos nesta visita ao Bairro da Madragoa. Em junho passado já por lá passaram 42.
O tempo estava bom e a visita muito interessante.
Por questões logísticas o almoço mudou para o Restaurante Santo Amaro, na R. 1º de Maio, 132, em Alcântara.
Fotos de António José Paulino
26 setembro 2012
Pela Praia Azul a 13.outubro, 2012
O Outono já chegou e agora talvez apeteça voltar à praia para matar saudades.
Assim aqui vai um convite para uma nova atividade do Sempre a Descer.
Data: sábado 13.Outubro, 2012, numa caminhada pela Praia Azul (Santa Cruz).
Ponto de encontro: 9:30 h junto do Restaurante o POLVO, no Pisão, a norte da Praia de Santa Cruz)
GPS: 39.139581, -9.376563
Caminhada num percurso circular, com 10,5 km até à Praia Azul, sem grandes dificuldades.
Data: sábado 13.Outubro, 2012, numa caminhada pela Praia Azul (Santa Cruz).
Ponto de encontro: 9:30 h junto do Restaurante o POLVO, no Pisão, a norte da Praia de Santa Cruz)
GPS: 39.139581, -9.376563
Caminhada num percurso circular, com 10,5 km até à Praia Azul, sem grandes dificuldades.
Almoço no Restaurante o POLVO, ementa: Sapateira e Polvo à Lagareiro:17,50 €.
16 setembro 2012
Ainda pela Madragoa
Vamos recomeçar esta nova época de caminhadas e visitas, no sábado 29.Setembro.2012, num retorno ao Bairro da Madragoa, em Lisboa. Na visita efetuada em Junho passado, já muito próximo das férias, muito dos habituais caminhantes não puderam participar. Assim, o programa é o seguinte:
Ponto de encontro: 9:45 no Museu das Comunicações, na R. do Instituto Industrial, 16 (entre o Cais do Sodré e Santos),
10:00-10:30 - a projeção de um filme
10:30-13:00 - visita ao Bairro da Madragoa
13:00 - Almoço, no Restaurante Os Barões [13 €].
Inscrições para antonio.paulino@edp.pt
18 junho 2012
Pelo Bairro da Madragoa

Vamos terminar esta época de caminhadas e visitas, no sábado 30.Junho.2012, numa visita ao Bairro da Madragoa, em Lisboa.
Ponto de encontro: 9:45 no Museu das Comunicações, na R. do Instituto Industrial, 16 (entre o Cais do Sodré e Santos),
10:00-10:30 - a projeção de um filme
10:30-13:00 - visita ao Bairro da Madragoa
13:00 - Almoço, no Restaurante Os Barões [13 €].
Inscrições para antonio.paulino@edp.pt
04 junho 2012
Património Cultural de Odivelas
Na visita ao património cultural de Odivelas, fomos 34 os visitantes.
Começamos pelo Núcleo Museológico do Posto de Comanndo do MFA, no Quartel da Pontinha, onde contamos com a especial participação do General Garcia dos Santos, protagonista dos acontecimentos aí vividos na madrugada do Movimento das Forças Armadas.
Foi uma oportunidade única de ter alguém que aí fez acontecer a nossa história e nos esclareceu sobre alguns pormenores dessa época.
Depois seguimos para o Senhor Roubado e ficamos a conhecer a história da sua origem, e dos painés de azulejos que a contam.
Começamos pelo Núcleo Museológico do Posto de Comanndo do MFA, no Quartel da Pontinha, onde contamos com a especial participação do General Garcia dos Santos, protagonista dos acontecimentos aí vividos na madrugada do Movimento das Forças Armadas.
Foi uma oportunidade única de ter alguém que aí fez acontecer a nossa história e nos esclareceu sobre alguns pormenores dessa época.
Depois seguimos para o Senhor Roubado e ficamos a conhecer a história da sua origem, e dos painés de azulejos que a contam.
24 maio 2012
Por Lisboa e Arredores
Apesar das crise que por aí anda, o Sempre a Descer, em linha com os indicadores económicos a descer, volta aos mercados, ou seja às caminhadas, nestes dois casos mais culturais do que a penantes. Assim no mês de Junho teremos duas atividades:
Domingo, 3 de Junho.2012
Ponto de Encontro: Junto ao quartel da Pontinha, às 9:45 h
10:00 - Visita ao Posto de Comando do MFA
12:15 - Visita ao Padrão do Senhor Roubado
12:45 - Almoço em Odivelas
15:00 - Visita ao Mosteiro de São Dinis em Odivelas
16:30 - Visita ao Cruzeiro e Centro de Exposições
Inscrições para antonio.paulino@edp.pt
Sábado, 30 de Junho.2012, integrado nas festas da cidade de Lisboa, teremos uma visita ao Bairro da Madragoa. O ponto de encontro desta visita é no Museu das Comunicações às 10:00 (na Rua do Instituto Industrial, na zona de Santos).
Domingo, 3 de Junho.2012
Ponto de Encontro: Junto ao quartel da Pontinha, às 9:45 h
10:00 - Visita ao Posto de Comando do MFA
12:15 - Visita ao Padrão do Senhor Roubado
12:45 - Almoço em Odivelas
15:00 - Visita ao Mosteiro de São Dinis em Odivelas
16:30 - Visita ao Cruzeiro e Centro de Exposições
Inscrições para antonio.paulino@edp.pt
Sábado, 30 de Junho.2012, integrado nas festas da cidade de Lisboa, teremos uma visita ao Bairro da Madragoa. O ponto de encontro desta visita é no Museu das Comunicações às 10:00 (na Rua do Instituto Industrial, na zona de Santos).
06 abril 2012
À Volta do Cercal , domingo 29.Abril.2012
A proposta do SaD.come para este mês de Abril é um contacto com a Primavera no Alentejo, com toda a sua diversidade de cores e cheiros caracteristicos.
Trata-se de uma passeio de 10,5 km, com grau de dificuldade fácil (significando isto que não tem subidas nem descidas acentuadas) a realizar em redor de Cercal do Alentejo, freguesia do concelho da Santiago do Cacém, no próximo dia 29 de Abril.
De Lisboa (Campo Grande) ao Cercal, são cerca de 180 km e sensivelmente 1:45 h de caminho. O mais directo é pela A2, até à saída 10 (Beja/ Ferreira do Alentejo), e após as portagens entrar no IC1 (a “antiga” estrada para o Algarve) em direcção a Ourique. Na localidade de Mimosa, virar à direita seguindo as indicações para o Cercal que estão a partir daí, devidamente sinalizadas.
Entrados no Cercal, desembocam numa rotunda (Largo dos Caeiros) local do nosso encontro (e de partida e chegada do passeio), pelas 10:00h.
O almoço terá lugar num Restaurante ali por perto.
Enviem as vossas inscrições para: pestana.henriques@edp.pt
Contamos convosco.
Alice Gaspar
------------------------
Caso queiram aproveitar para um fim de semana na Costa Vicentina, há por ali muitas opções de alojamento. Desde a Pensão Residencial Ramos, mesmo no centro do Cercal, a vários Turismos Rurais nos arredores: Herdade da Matinha; Herdade do Reguenguinho; Verdemar; Turismo em Casa de Campo Vale de Santa Maria, são alguns dos mais bem referenciados.
Aproveitem e divirtam-se.
03 abril 2012
À volta de Penacova
Foi uma atividade de fim de semana em cheio.
No sábado começamos pela participação no IX Capítulo da Confraria da Lampreia, com um pequeno almoço junto ao Mirante e depois no cortejo pelas ruas e nas cerimónias envolventes, terminando num lauto repasto de Lampreia.
Ao fim da tarde, no Auditório Municipal houve um Sarau, com Fados de Coimbra, Serenata e o Coro de Penacova.
No domingo partimos do Penedo de Castro e durante 10,5 km, 64 caminhantes (e um cão) descemos até ao Mondego percorrendo parte das suas margens, com uma paragem para descanso e repasto na Rebordosa onde nos esperava o seu Grupo de Cavaquinhos.
Terminamos com almoço de porco assado na Escola Primária e uma Feira de Sabores locais, e mais uma atuação do Grupo de Cavaquinhos
No sábado começamos pela participação no IX Capítulo da Confraria da Lampreia, com um pequeno almoço junto ao Mirante e depois no cortejo pelas ruas e nas cerimónias envolventes, terminando num lauto repasto de Lampreia.
Ao fim da tarde, no Auditório Municipal houve um Sarau, com Fados de Coimbra, Serenata e o Coro de Penacova.
No domingo partimos do Penedo de Castro e durante 10,5 km, 64 caminhantes (e um cão) descemos até ao Mondego percorrendo parte das suas margens, com uma paragem para descanso e repasto na Rebordosa onde nos esperava o seu Grupo de Cavaquinhos.
Terminamos com almoço de porco assado na Escola Primária e uma Feira de Sabores locais, e mais uma atuação do Grupo de Cavaquinhos
07 março 2012
Rota da Lampreia
A próxima atividade do Sempre a Descer decorrerá no fim de semana 31.Março e 1.Abril de 2012.
Visitaremos a zona de Penacova e será uma organização conjunta do Sempre a Descer com a Confraria da Lampreia e a Câmara Municipal de Penacova.
Sábado, 31.Março.2012
manhã (a partir das 10 h)- participação nas atividades da Confraria da Lampreia, com pequeno almoço (champanhe de honra acompanhado de acepipes da lampreia)
Almoço - Lampreia
(para quem não for adepto haverá em alternativa cabrito)
Ao fim da tarde: Sarau com o Grupo Coral de Penacova e uma Serenata de Fados de Coimbra, no Auditório Municipal
Domingo, 1.Abril.2012
manhã: Caminhada pela Rota da Lampreia (cerca de 11 km)
almoço: matança do porco
Custos:
Almoço de sábado: Lampreia, 35 €.
Almoço de domingo: Porco, 10 €, com direito a camisola alusiva
Alojamento:
Casa de Repouso Santo António
3360 - 191 Penacova
Telef.: 239 477 137
Telem.: 967 607 295
http://www.casaderepouso.pt/
Casa da Carvoeira
Contacto: D. Mª Domingas
Telem.: 919 696 614
Pensão Avenida
Av. Abel Rodrigues da Costa
3360 - 191 Penacova
Telef.: 239 477 142
Fax: 239 476 271
http://www.pensaoavenida.com/
07 fevereiro 2012
SaD.come – 50ª Actividade
Acontece neste mês de Fevereiro a actividade nº 50 do SaD.come.
Trata-se de uma passeio de 13 kms, com grau de dificuldade médio (significando isto que é muito sobe e desce) a realizar na Maçussa, freguesia do concelho da Azambuja, no próximo dia 26 de Fevereiro (domingo).
De Lisboa (Campo Grande) à Maçussa, são 66 kms e sensivelmente 1h de caminho. O mais directo é pela A1, até à saída 5 (Aveiras de Cima/ Alcoentre). Após as portagens, há uma rotunda com a primeira placa a indicar Maçussa. A partir daí, está sempre assinalado.
Entrados na aldeia seguem sempre pela estrada principal, até que chegam à Junta de Freguesia, local do nosso encontro (e de partida e chegada do passeio), pelas 9:30 h.
O almoço terá lugar no Restaurante “ZÉ MAU”, no Cartaxo, a cerca de 8 kms da Maçussa.
Lá nos esperam: as habituais entradas variadas; o bacalhau com broa; e as sobremesas variadas. 15 € é a conta e a coisa será em regime de self-service.
Enviem as vossas inscrições para: alice.gaspar@edp.pt
Contamos convosco.
Alice Gaspar
02 janeiro 2012
Voltar a Montemor
Em 2012, além da crise, omnipresente nas notícias diárias, vamos ter caminhadas. Assim sempre teremos oportunidade para queimar calorias e dizer mal de tudo.
Data: domingo 15.janeiro.2012
Percurso: 10 km
Local: Montemor (entre Loures e Caneças)
Ponto de Encontro, à entrada da povoação às 9:15 h.
N 38° 49' 7.44"
W 9° 12' 11.26"
Trata-se de retomar a 1ª caminhada que deu origem a este grupo, Sempre a Descer, e que foi realizada em 6.novembro.2005.
Era este o texto da convocatória:
Nesta actividade vamos explorar os arredores de Lisboa, apenas a cerca de 5 km dos limites da cidade. Vamos subir a um monte, na aldeia de Montemor, que fica entre Loures e Caneças. Até meados do século passado, eram aqui lavadas as roupas de muitas famílias de Lisboa, sendo transportadas pelas lavadeiras, retratadas no famoso filme "Aldeia da Roupa Branca". Partiremos do início da povoação, e depois de um cafézinho matinal, subiremos até à ermida, onde existe uma Capela, que teve as suas origens no séc. XVII, em honra de Nossa Senhora da Saúde. Aí ouviremos contar a história da origem desta capela, faremos uma pequena visita ao seu interior e admiraremos a paisagem. Subiremos então um pouco mais, até ao alto do Mosqueiro (marco geodésico de Montemor, a 358 m) e teremos então oportunidade de contemplar uma magnífica paisagem de Lisboa e dos seus arredores. Iremos depois na direcção de Caneças, ....
http://sempreadescer.blogspot.com/2005/11/caminhada-em-montemor.html
Almoço: Restaurante o Saloio de Caneças,
Ementa: Entradas (o costume), Lombinho de Javali, sobremesas (o habitual) e café = 15 €
Inscrições: antonio.paulino@edp.pt
Data: domingo 15.janeiro.2012
Percurso: 10 km
Local: Montemor (entre Loures e Caneças)
Ponto de Encontro, à entrada da povoação às 9:15 h.
N 38° 49' 7.44"
W 9° 12' 11.26"
Trata-se de retomar a 1ª caminhada que deu origem a este grupo, Sempre a Descer, e que foi realizada em 6.novembro.2005.
Era este o texto da convocatória:
Nesta actividade vamos explorar os arredores de Lisboa, apenas a cerca de 5 km dos limites da cidade. Vamos subir a um monte, na aldeia de Montemor, que fica entre Loures e Caneças. Até meados do século passado, eram aqui lavadas as roupas de muitas famílias de Lisboa, sendo transportadas pelas lavadeiras, retratadas no famoso filme "Aldeia da Roupa Branca". Partiremos do início da povoação, e depois de um cafézinho matinal, subiremos até à ermida, onde existe uma Capela, que teve as suas origens no séc. XVII, em honra de Nossa Senhora da Saúde. Aí ouviremos contar a história da origem desta capela, faremos uma pequena visita ao seu interior e admiraremos a paisagem. Subiremos então um pouco mais, até ao alto do Mosqueiro (marco geodésico de Montemor, a 358 m) e teremos então oportunidade de contemplar uma magnífica paisagem de Lisboa e dos seus arredores. Iremos depois na direcção de Caneças, ....
http://sempreadescer.blogspot.com/2005/11/caminhada-em-montemor.html
Almoço: Restaurante o Saloio de Caneças,
Ementa: Entradas (o costume), Lombinho de Javali, sobremesas (o habitual) e café = 15 €
Inscrições: antonio.paulino@edp.pt
22 novembro 2011
Praia de São Lourenço, Ribamar (Ericeira)
É já no próximo dia 3 de Dezembro.2011 (um sábado) que tem lugar a 2ª actividade da época 2011/12 do Sempre a Descer.come.
Continuamos a desfrutar da “brisa marinha”, desta vez um pouco mais a norte, em Ribamar (Ericeira).
Trata-se de um passeio “no campo”, quase sempre com “mar à vista”, com cerca de 9 km e grau de dificuldade médio/baixo (quer dizer um km de subida, um de descidas e sete kms em plano).
O local de encontro é a Praia de S. Lourenço – em Ribamar. GPS: N 39° 0'41.54" / W 9°25'13.31"
Para lá chegar, o melhor caminho desde Lisboa (Campo Grande, cerca de 50 km em 40 minutos), é seguir pela A8 e sair para a A21 (Mafra, Malveira,...), seguindo sempre as placas que dizem Ericeira/Ribamar. Atravessando Ribamar quase totalmente, há uma estrada para a esquerda que indica Praia de S. Lourenço.
Encontro pelas 9:30 h.
O almocinho será em Ribamar no Restaurante O Rochedo.
Continuamos a desfrutar da “brisa marinha”, desta vez um pouco mais a norte, em Ribamar (Ericeira).
Trata-se de um passeio “no campo”, quase sempre com “mar à vista”, com cerca de 9 km e grau de dificuldade médio/baixo (quer dizer um km de subida, um de descidas e sete kms em plano).
O local de encontro é a Praia de S. Lourenço – em Ribamar. GPS: N 39° 0'41.54" / W 9°25'13.31"
Para lá chegar, o melhor caminho desde Lisboa (Campo Grande, cerca de 50 km em 40 minutos), é seguir pela A8 e sair para a A21 (Mafra, Malveira,...), seguindo sempre as placas que dizem Ericeira/Ribamar. Atravessando Ribamar quase totalmente, há uma estrada para a esquerda que indica Praia de S. Lourenço.
Encontro pelas 9:30 h.
O almocinho será em Ribamar no Restaurante O Rochedo.
24 outubro 2011
Guincho
Conforme avisado oportunamente, é já no próximo dia 6 de Novembro que regressam as actividades do Sempre a Descer.come.
Para (tardio) começo de época, vamos até uma zona “muito chique” – nada menos que o Guincho.
Trata-se de um passeio circular, cerca de 12 km, com ponto de encontro pelas 9:30, junto à porta do Parque de Campismo do Guincho (da Orbitur).
O percurso segue de perto o PR 2 – Rota do Cabo Raso, disponível na página do Parque Natural Sintra Cascais, retocado de forma personalizada pelo SaD.
http://portal.icnb.pt/NR/rdonlyres/16F04E41-B79B-4A05-998E-B0B271FFD219/0/167PR2CSCCABORASO.pdf
De acordo com o Google (que tudo sabe) são cerca de 33 km em 30 minutos do Campo Grande até ao Parque de Campismo do Guincho.
Almoço no Restaurante O Correio, em Areia.
Para (tardio) começo de época, vamos até uma zona “muito chique” – nada menos que o Guincho.
Trata-se de um passeio circular, cerca de 12 km, com ponto de encontro pelas 9:30, junto à porta do Parque de Campismo do Guincho (da Orbitur).
O percurso segue de perto o PR 2 – Rota do Cabo Raso, disponível na página do Parque Natural Sintra Cascais, retocado de forma personalizada pelo SaD.
http://portal.icnb.pt/NR/rdonlyres/16F04E41-B79B-4A05-998E-B0B271FFD219/0/167PR2CSCCABORASO.pdf
De acordo com o Google (que tudo sabe) são cerca de 33 km em 30 minutos do Campo Grande até ao Parque de Campismo do Guincho.
Almoço no Restaurante O Correio, em Areia.
28 setembro 2011
A retoma
Não sei se são as inúmeras reuniões com a troika, ou o desgaste das férias, do tempo de verão no outono e de outono no verão, a crise da dívida soberana (e outras desculpas de que agora não me lembro), o que é certo é que ainda não fizemos nenhuma nova caminhada esta época.
Pensamos ir à Grécia para dar uma ajudinha, mas entretanto veio o buraco da Madeira e mudamos de ideias...
Tudo somado, estamos a combinar a retoma para o domingo 6 de Novembro de 2011, em local e hora ainda a combinar.
Até breve,
António José Paulino
Pensamos ir à Grécia para dar uma ajudinha, mas entretanto veio o buraco da Madeira e mudamos de ideias...
Tudo somado, estamos a combinar a retoma para o domingo 6 de Novembro de 2011, em local e hora ainda a combinar.
Até breve,
António José Paulino
Almaceda
A ida a Almaceda no fim de semana, 7 e 8 de Maio, foi muito diversificada.
Foram 36 caminhantes, que começaram por tomar contacto logo de manhã com a criação de bichos da seda, em Castelo Branco.
Depois do almoço em Oledo fomos para Monsanto onde decorria uma Feira Mediaval.
Cansados da subida fomos retemperar forças numa queijaria e quase que já nem havia apetite para o jantar.
No domingo começamos a caminhada em Martim Branco e lá fomos durante 9,5 km até Alamceda, com uma pequena paragem para retemperar as forças e a preparação para o almoço final.
Foram 36 caminhantes, que começaram por tomar contacto logo de manhã com a criação de bichos da seda, em Castelo Branco.
Depois do almoço em Oledo fomos para Monsanto onde decorria uma Feira Mediaval.
Cansados da subida fomos retemperar forças numa queijaria e quase que já nem havia apetite para o jantar.
No domingo começamos a caminhada em Martim Branco e lá fomos durante 9,5 km até Alamceda, com uma pequena paragem para retemperar as forças e a preparação para o almoço final.
09 abril 2011
Beira Baixa, 7 e 8.Maio.2011
O Sempre a Descer vai realizar um programa para o fim de semana, 7 e 8 de Maio.2011, na Beira Baixa.
Sábado, 7.Maio.2011
Local de Encontro:
11:30 - Castelo Branco, na Quinta da Carapalha.
Visita ao Centro de Criação do Bicho da Seda da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco.
13:00 - Almoço na Casa da Comida em Oledo: Entradas, Bacalhau à Casa da Comida, sobremesa (arroz doce e papas de carolo), vinho e café.
15:30 - Visita a Monsanto
20:00 - Jantar: Restaurante Encosta do Castelo em Castelo Branco: Entradas (chouriço e queijo da região), Arroz de tamboril com gambas, vinho, sobremesa e café.
Alojamento: Residencial Arraiana, na Av. 1º de Maio, 18 em Castelo Branco, tel.: 272 341 634, residenciarraiana@gmail.com
Domingo, 8.Maio.2011
9:30 - Caminhada/Caminho de Xisto de Martim Branco, 9,5 km ao longo da Ribeira até Almaceda. Cerca de 3:00 h.
13:00 - Almoço no Salão de Festas da Junta de Freguesia de Almaceda: Maranhos, Cabrito assado no forno, Tigelada da Beira, vinho e café.
15:00 - Já podemos voltar para casa.
Inscrições para
António Paulino, antonio.paulino@edp.pt
Sábado, 7.Maio.2011
Local de Encontro:
11:30 - Castelo Branco, na Quinta da Carapalha.
Visita ao Centro de Criação do Bicho da Seda da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco.
13:00 - Almoço na Casa da Comida em Oledo: Entradas, Bacalhau à Casa da Comida, sobremesa (arroz doce e papas de carolo), vinho e café.
15:30 - Visita a Monsanto
20:00 - Jantar: Restaurante Encosta do Castelo em Castelo Branco: Entradas (chouriço e queijo da região), Arroz de tamboril com gambas, vinho, sobremesa e café.
Alojamento: Residencial Arraiana, na Av. 1º de Maio, 18 em Castelo Branco, tel.: 272 341 634, residenciarraiana@gmail.com
Domingo, 8.Maio.2011
9:30 - Caminhada/Caminho de Xisto de Martim Branco, 9,5 km ao longo da Ribeira até Almaceda. Cerca de 3:00 h.
13:00 - Almoço no Salão de Festas da Junta de Freguesia de Almaceda: Maranhos, Cabrito assado no forno, Tigelada da Beira, vinho e café.
15:00 - Já podemos voltar para casa.
Inscrições para
António Paulino, antonio.paulino@edp.pt
07 abril 2011
Da Torre da Gadanha a Montemor-o-Novo
Foram 45 os caminhantes percorrer os 13 km, ao longo de um antigo ramal ferroviário, entre Torre da Gadanha e Montemor-o-Novo.
fotografias de Martim Figueiredo
fotografias de Martim Figueiredo
25 março 2011
Vamos à Torre da Gadanha
Foto de Carla Cupido (Olhares)
O próximo passeio dos Sempre a Descer vai ser efectuado entre a Torre da Gadanha e Montemor-o-Novo, no domingo 3 Abril 2011.
Trata-se do percurso com cerca de 12,8 km e que corresponde ao antigo ramal ferroviário de Montemor, recentemente reconvertido numa ecopista.
O mapa do percurso pode ser visto aqui.
O ponto de encontro será na Torre da Gadanha às 9:30 horas de domingo 3 Abril. O trajeto de automóvel desde Lisboa demora cerca de 1:30 horas, 114 km.
Subscrever:
Mensagens (Atom)











