10 fevereiro 2016

Crónica da Caminhada de Cheleiros

O caminheiro Carlos Almeida publicou neste sítio uma crónica sobre a caminhada de Mafra até Cheleiros; http://tudoemaisalgumacoisaleonor.blogspot.pt/2016/02/a-nossa-caminhada-por-terras-saloias.html



04 fevereiro 2016

SaD, Palácio de Fronteira

SaD – Este mês a coisa é calma…

Companheiros,
Para Fevereiro a nossa proposta é de uma actividade calma, em Lisboa.
Começamos por uma visita guiada ao Palácio de Fronteira em S. Domingos de Benfica. 


Para tal temos que lá nos encontrar às 9:30.
GPS: 38.740343, -9.180429
O custo é de 7,50 €/pessoa. Jovens até as 14 anos é grátis.
Após a visita, faremos uma pequena caminhada (+/- 4 km) pela Mata de S. Domingos de Benfica, até ao restaurante David da Buraca, onde almoçaremos.
Para a caminhada a partida será no largo fronteiro à entrada do Palácio, cerca das 11:15.
E como alguns companheiros podem já conhecer o Palácio, aceitamos inscrições para o programa completo, ou só para a caminhada.
Será no Sábado dia 27 de Fevereiro.

Atenção: Porque temos que informar o Palácio do número de visitantes, as inscrições para a visita devem ser efectuadas até ao dia 20.Fevereiro.

Lá vos esperamos.
-- 
Para te inscreveres, clica aqui -> http://goo.gl/forms/LuBamfQxIj
Sempra a Descer

03 janeiro 2016

Cheleiros a 23.Janeiro.2016

A primeira atividade para 2016 é voltarmos a Mafra, para um passeio original, até Cheleiros, especialmente desenhado para o grupo, repetindo um local para almoço que a todos satisfez.

Há porém, algumas dificuldades:
- Trata-se de um passeio em linha, pelo que há hora marcada para a volta;
- É um passeio muito sinuoso com várias subidas e descidas e nem sempre em terreno amigável;
- Terá cerca de 8 km.
O local de partida é o largo fronteiro à entrada do Palácio, junto à estátua de D. João V.
Para chegar a Mafra, quem sai de Lisboa, o melhor caminho é pela A8 em direcção a norte.
Abandonam a A8 na saída Mafra/ Ericeira, etc, e entram na A21.
Seguem as indicações de Mafra centro.
Notem que na zona do Convento o estacionamento é pago e limitado a 2 horas, pelo que devem procurar lugar nas ruas circundantes.
Desde Lisboa são cerca de 45m.

Esta actividade acontece no Sábado dia 23 de Janeiro, com encontro marcado para as 9:15.
Atenção: Pelas razões referidas acima, a partida será impreterivelmente às 9:30, com quem estiver.

O almoço será no novo Restaurante Três Irmãos. Espaço novo, com pataniscas da mesma qualidade que já testamos e outros etcs. Preço 16 €

Inscrições: http://goo.gl/forms/mvdvnGtjZm

25 novembro 2015

SaD Montijo

A próxima actividade do Sempre a Descer.come, está programada para o próximo dia 12 de Dezembro.
Desta vez, dada a proximidade do Natal, vamos num passeio pequeno, fácil e urbano, pelo centro da Aldeia Galega.

Nota: Em 6 de Julho de 1930, pelo Decreto nº 18434, a vila e o concelho de Aldeia Galega do Ribatejo passaram a denominar-se Montijo.
Isto é só para não pensarem que a malta é inculta! Á pois é…

O encontro será no parque de estacionamento, gratuito, da Zona Ribeirinha, que está assinalado por placas desde a entrada no Montijo.
O passeio incluirá uma visita ao Moinho de Marés (ainda não confirmada) e outra ao Museu do Pescador.
De Lisboa ao Montijo, são cerca de 32 km, quer pela Ponte Vasco da Gama, quer pela Ponte 25 de Abril.
Encontro pelas 9:45.
O almoço será num restaurante perto do centro.

24 novembro 2015

Comentários à caminhada de Janas

Neste local encontra-se uma apreciação do amigo Carlos Almeida à caminhada de Janas:
tudoemaisalgumacoisaleonor.blogspot.com

A CAMINHADA PELO “PARQUE NATURAL SINTRA CASCAIS”!


Sábado, 21 de Novembro de 2015

Éramos MUITOS!

Estávamos a aderir ao convite do SaD – SempreaDescer.com.

O local de encontro foi junto à Capela redonda de Janas; às 9h30 horas.
O objectivo era concretizar uma caminhada de +/- 10 Km na região do importante Parque Natural Sintra Cascais (PNSC).
Íamos, também, por causa do “manjar dos deuses”, isto é, almoçar o Cozido à Portuguesa, e outras inesperadas(?) surpresas.
Prometia-se bom tempo; nada de chuva. 
Todavia, os primeiros a “aportar” foram recebidos por chuva e vento.
Mas, foi mal que pouco durou.
Começamos a caminhar; fomos levados, designadamente, até ao Magoito e às Azenhas do Mar; até lá passeámos junto às ravinas e arribas pendentes sobre o Atlântico.
O sol já havia aparecido, bem bonito.
Fomos todos admirando com grande prazer as vistas e as paisagens.
Esquecemo-nos dos “Kms” que iam ficando para trás.
Miradouro nas Azenhas do Mar sobre as velhas e deterioradas piscinas, com uma excelente explicação de uma Exma. caminhante sobre as vicissitudes da origem e construção daquele “balcão”, também sobre o Atlântico.
Nas Azenhas do Mar fomos beber um cafezinho e tratar de outras necessidades…
Iniciámos o regresso.

Já não havia tanto para ver … e, alguns começaram a ficar cansados … e na conversa.
Foram-se atrasando.
O J. G. estava à espera destes (onde o signatário se incluía), e vai de nos “puxar as orelhas”: [a partir deste local não há guias; vejam lá se se perdem; está dito] (atenção aos parênteses rectos).
Não atentou o J.G. que estávamos bem acompanhados; ainda atrás de nós vinha o “carro vassoura” conduzido pelo J.A.
Foi então que alguém se lembrou de falar no almoço!
Vai daí, começou a “correria”; ninguém queria ficar sem COZIDO À PORTUGUESA.
Foi um instante enquanto os caminhantes chegaram aos seus “bólides” e se encaminharam para o famoso restaurante, denominado – passe a publicidade – “Restaurante o Zé”.
Neste restaurante foi uma festa.
O pessoal estava mesmo esfomeado e muito barulhento.
Tenho de terminar esta crónica; é que já vai longa e atrasada.
O melhor da FESTA / CAMINHADA veio mesmo no fim.

Um bonito e excelente BOLO, trazido pelo L.M., para todos cantarmos os PARABÉNS pelos DEZ (10) anos do SaD – SempreaDescer.com.

ANTÓNIO PAULINO – a “alma” disto tudo, discursou (resumindo a AVENTURA – JÁ LONGA, DO SaD), não sem que antes o pessoal fosse chamado “à pedra”, no sentido de se “calar”. 
Excelente escolha para a caminhada; excelente preparação, exploração e investigação; bom restaurante; bom repasto.

VIVAM TODOS, EM ESPECIAL O DIRECTOR A.P. , OS FUNDADORES DO SaD E OS RESTANTES ORGANIZADORES DO NOSSO MAGNIFÍCO PASSEIO À BEIRA DO ATLÂNTICO!!! 

P.S.(não nos referimos ao novo governo) Os MUITOS, RETROREFERIDOS, ERAM MESMO MUITOS: MAIS DE OITENTA (80), DE QUE SETENTA E SETE (77) ALMOÇARAM! 

23 novembro 2015

10 anos sempre a descer


Dez anos sempre a descer

Este título não seria muito animador se se tratasse da descrição do estado económico de uma empresa ou o psicológico de uma pessoa, mas a história é a de um grupo de caminhadas.

Sempre a Descer.come, e este final é importante,  tem-nos levado aos cumes de montes e ao cimo de castelos, a ver cidades e museus, a subir e descer colinas ou a calcorrear a costa, faça sol  faça, por vezes, chuva. São percursos uns mais leves outros mais exigentes, mas à medida da capacidade dos caminhantes dos quais muitos  já passaram agora dos sessenta e alguns já os tinham quando há dez anos começaram. No entanto, todos sabemos que vale o esforço pois no fim somos regalados com um almoço catita num local mais ou menos patusco, não fosse o “ponto come” ou melhor, o “pronto almoço” final.

Não fui um caminhante fundador ou da primeiríssima hora, iniciei-me lá para a quarta caminhada, e nem tenho sido muito assíduo. Há épocas em que participo mais, mas noutras deixo-os caminhar enquanto fico no quentinho da casa. No entanto já palmilhei muitas léguas à custa do Sempre a Descer e com subidas de respeito, já desfrutei de muitas paisagens e descobri muitos pormenores das nossas terras que só a pé se podem observar, bem como me foi proporcionado conviver com inúmeras pessoas.

A verdade é que passados dez anos, contas feitas não por mim mas por alguém abalizado, o Sempre a Descer fez 76 caminhadas, num total de 676 quilómetros, com a participação de 3353 pares de pés, pertencentes a uns 400 donos diferentes, e muitos, muitos milhares de fotografias. Isso é, se não tivesse sido mandrião, durante o ano que passou já teria completado a andar com o Sempre a Descer o equivalente entre a minha casa em Lisboa e a Plaza Mayor em Madrid mas em suaves prestações e num período de “apenas” dez anos.    

Sei que é um pequeno grupo de carolas que organiza e inventa os percursos de que somos todos consumidores. Claro que por vezes tem falhas, como, por exemplo, porem-nos a  caminhar à chuva, mas de qualquer modo quero agradecer-vos e esperar estar com todos vocês a apagar as velas dos 20 anos nem que seja numa caminhada do Sempre a Descer o Campo Grande ou numa organizada dentro do Jardim da Estrela.

            Miguel Veiga, novembro 2015
















04 novembro 2015

SaD, Janas,no sábado 21.Nov, 2015

Próxima atividade do Sempre a Descer.

Sábado, 21.Novembro, 2015
 
Local de Encontro: Capela redonda de Janas 38.833079, -9.436282, às 9:30 h

Caminhada de +/- 10 km, integrada no Parque Natural Sintra Cascais (PNSC).
Almoço: ali perto 
-- 

15 outubro 2015

Prémios Valmor, Menções Honrosas e Prémios Municipais em cerca de 6 Km


Para início das actividades da época de 2015/16, do Sempre a Descer.come, propomos recomeçar como acabamos, com um passeio por Lisboa, à descoberta de edifícios distinguidos com o Prémio Valmor.

São 13 e uns extras em menos de 6 km.
Como passeio, estamos a falar de bom piso urbano, quase todo em plano e feito a ritmo calmo.
A coisa decorre no próximo dia 31 (sábado) deste mês de Outubro e como sempre concluir-se-á com um almoço algures por aí.

O encontro será às 10:00, na porta principal do El Corte Inglês, estação de Metro de Sº Sebastião. Há um larguinho fronteiro à mesma. Aí estaremos.
Lá vos esperamos.

02 junho 2015

13 (e picos) Prémios Valmor em (menos de) 6 Km

13 (e picos) Prémios Valmor em (menos de) 6 Km


Para encerramento das actividades da época de 2014/15, do Sempre a Descer.come, propomos um passeio por Lisboa, à descoberta de edifícios distinguidos com o Prémio Valmor.
São 13 e uns extras em menos de 6 km.
Como passeio, estamos a falar de bom piso urbano, quase todo em plano e feito a ritmo calmo.
A coisa decorre no sábado, dia 20 deste mês de Junho e como sempre concluir-se-á num almoço algures por aí.



O encontro será pelas 9:45, na Praça de Espanha, junto à embaixada da dita (Espanha). 

Lá vos esperamos.
JA/ZM
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1o5eJPp0veg0AX_XdyAcyRJ1LTw8nKggxPyLcq8zThZY/viewform?usp=send_form


06 maio 2015

30.Maio, 2015 - EVOA

Companheiros,
A proposta do SaD.com para este mês de Maio é em Vila Franca de Xira.
Trata-se de uma atividade do EVOA – Espaço de Visitação e Observação de Aves, organização que podem conhecer melhor aqui: http://www.evoa.pt/index.php?lang=PT
Combinamos com eles uma presença do nosso grupo, no próximo dia 30 de Maio (sábado).

[foto EVOA]

O percurso absolutamente plano, e de cerca de 4,5 km em 2,5 horas, com frequentes paragens para a observação de aves.
Como podem ver no sítio, o custo do passeio é de 8 € por adulto (5 € para jovens dos 6 aos 12 anos). O passeio começa às 10 h.

A maneira mais rápida (cerca de 45 km em 40 m) de lá chegar é, partindo de Lisboa:
- Tomar a A1 e sair em Vila Franca de Xira;
- Seguir em direcção à ponte Marechal Carmona (vulgo ponte de Vila Franca), direcção Évora;
- Imediatamente a seguir ao fim da ponte, há uma placa para a direita que indica EVOA. É só seguir essa e as restantes até ao fim. Notem que os últimos 12,5 km são em terra batida, mas com bom piso (sem buracos).
Encontro lá às 9:45 para quem quiser beber café e ir à casa de banho…
Inscrevam-se através do preenchimento deste formulário: 
Pedimos que se inscrevam o mais cedo possível, já que nos pediram para dar uma previsão de presenças, até à 4ª feira anterior.
O almoço será, como habitualmente, num restaurante da região.
Lá nos encontramos dia 30.

Cumprimentos,
João Aleixo/José Gaspar

31 março 2015

TURCIFAL, 18.Abril, 2015

Companheiros,
A próxima actividade do Sempre a Descer. come, se realiza já no próximo dia 18 de Abril (sábado).

Propomos um passeio original, especialmente desenhado para o grupo, na zona de Torres Vedras, mais concretamente no TURCIFAL.
Trata-se de um passeio circular com cerca de 10 km e com grau de dificuldade médio/baixo, significando isto que tem poucas subidas e descidas, e é quase sempre por caminhos de piso regular e de alcatrão. Aproveita parte do percurso PR9 da CMTVD.


Assim, no sábado dia 18 de Abril o encontro será no Turcifal às 9:45, junto à Igreja. GPS: 39.041924, -9.265582.
Indo de Lisboa, são cerca de 45 km e pouco mais de 35 minutos.
O caminho mais directo para lá chegar é tomar a A8 e sair na primeira saída de Torres Vedras. Após as portagens encontra-se indicado o Turcifal.
Há um parque de estacionamento gratuito ao lado da igreja onde é o nosso ponto de encontro.

O almoço será no Portal do Moinho, na Ervideira.

Inscrições: sempreadescer@gmail.com
-- 
SaD
João Aleixo

19 fevereiro 2015

Rota da Lampreia

Programa da atividade do Sempre a Descer, acompanhando o Capítulo da Confraria da Lampreia e realizando a 4ª Caminhada da Rota da Lampreia




Penacova, fim de semana, 21-22.Março, 2015

Sábado, 21.Março, 2015:
9:30  - Acolhimento de Boas Vindas – Câmara Municipal de Penacova
10:00 - Pequeno almoço volante 
11:00 Desfile das Confrarias 12:00 Cerimónia de Entronização de Novos Confrades 
13:30 Almoço de lampreia nos Claustros do Mosteiro do Lorvão
16:30 Sarau Cultural nos Claustros do Mosteiro do Lorvão, opera Orfeu e Eurídice pelo Divo Canto

Domingo, 22.Março, 2015
4ª Caminhada da Rota da Lampreia, 
9:30 partida de autocarro do largo junto ao Turismo até aos Moinhos da Portela da Oliveira, visita aos Moinhos e daí, sempre a descer (às vezes é mesmo assim) até ao Rio Mondego (cerca de 9 km);
Almoço em local a definir consoante o tempo.




[fotos da caminhada e visitas em 2014]

Os alojamentos locais, que deverão ser marcados por cada interessado quanto antes, são os seguintes:

Casa da Carvoeira,
Contacto: D. Mª Domingas,  919 696 614

Pensão Avenida
Av. Abel Rodrigues da Costa
3360 - 191 Penacova
Telef.: 239 477 142
www.pensaoavenida.com

Alojamento Local 
Carlos Mendes 927 052 920 

As inscrições para sempreadescer@gmail.com 

Por este rio acima (fotos)

A partir das fotos da Maria da Luz Fialho.



02 janeiro 2015

Continuamos à beira Tejo, 31.Jan, 2015

A primeira proposta de actividade para 2015 é a de continuarmos à beira Tejo, agora um pouco mais “por este rio acima”.
[Foto  emprestada por João Pimentel Ferreira]

Trata-se de um passeio muito fácil, sempre em plano e por bons pisos, com cerca de 10 km de extensão.
O local de partida e chegada do passeio é o “Parque Urbano da Póvoa de Santa Iria”, a cerca de 300 metros da estação de comboio da mesma localidade.
Coordenadas GPS: 38°51'28.9"N 9°03'37.6"W ou 38.858017, -9.060450

Há muitas formas de lá chegar (cerca de 17 km desde Lisboa – Campo Grande). Podem por exemplo, tomar a EN10 em Sacavém e seguir em direcção a Alverca. Após passarem a placa indicativa de que entraram na Póvoa de Santa Iria, são 2 km até um viaduto à vossa direita, que passa por cima da linha de comboio. Neste cruzamento e seguintes está indicado por placa o “Parque Urbano”. É só seguir as ditas e continuar para a beira Tejo.
Não esquecer de levar a máquina fotográfica.

Esta actividade será no Sábado dia 31 de Janeiro, 2015, com encontro marcado para as 9:45 h.
O almoço será na Bobadela, no Restaurante Vivará.
Inscrições: mensagem para sempreadescer@gmail.com
Lá vos esperamos.
-- 
SaD
José Gaspar e João Aleixo

04 dezembro 2014

Expo Norte, 13 Dez 2014

Após algum atraso por imprevistos vários, retomamos as nossas actividades no Sábado, 13 de Dezembro, com a última caminhada de 2014.
Vamos fazer um passeio muito fácil na zona de Lisboa, mais propriamente na área da EXPO.
Encontro pelas 9:45, na porta virada ao Tejo do Centro Comercial Vasco da Gama. Junto à estátua do Homem de Ferro.

Caminharemos para norte até Sacavém com visita ao Museu da Cerâmica (custo 1 €/pessoa).


Daí voltamos para Moscavide onde almoçaremos, algures.
Inscrições: o costume, enviar mensagem para sempreadescer@gmail.com

Lá vos esperamos.
José Gaspar e João Aleixo

19 agosto 2014

Mafra, 27.Setembro, 2014

Companheiros,

Com votos que tenham tido/ estejam a ter/ venham a ter umas boas férias, enviamos a informação para a próxima actividade do Sempre a Descer. Come, a primeira da época 2014-2015.
Os pormenores são os seguintes:

Sábado, dia 27 Setembro 2014
Hora: 9 h 45 m
Local de encontro: Parque Desportivo Municipal de Mafra (na porta de entrada).

Para chegar a Mafra, quem sai de Lisboa, o melhor caminho é pela A8 em direcção a norte.
Abandonam a A8 na saída Mafra/ Ericeira, etc, e entram na A21.
Seguem as indicações de Mafra centro e depois de passar o Convento, começam a aparecer as indicações do Parque.
Tem parque de estacionamento gratuito.
Desde Lisboa são cerca de 45 m.

Quanto à actividade, ela é diferente do habitual. Trata-se de uma pequena prova de orientação, a decorrer dentro do Parque, com um grau de dificuldade fácil, quer física, quer tecnicamente.

Nota: Para os mais veteranos no grupo, trata-se de uma actividade semelhante à que fizemos em tempos no Cabeço de Montachique, embora mais fácil.

O almoço será, como sempre num restaurante das redondezas.
Lá vos esperamos.
Cumprimentos.
JA/JM

28 maio 2014

SaD - Arranhó, sábado 28.Junho, 2014

Para encerramento das actividades desta época do Sempre a Descer.come, propomos um passeio original, especialmente desenhado para o grupo, na zona de Bucelas, mais concretamente em Arranhó.

Trata-se de um percurso circular com 10,5 km e com grau de dificuldade médio, significando isto que tem algumas subidas e descidas, mas quase sempre por caminhos de piso regular.

Data: 28 de Junho, sábado, e o encontro será em Arranhó às 9:45 h, junto à UDRA (União Desportiva e Recreativa de Arranhó), onde existe um bom parque de estacionamento que está assinalado. Situa-se na primeira rua à esquerda, quem entra na localidade vindo de Bucelas.
GPS:  38.952964, -9.135803

Arranhó está a cerca de 30 km de Lisboa (Campo Grande) e o caminho mais directo para lá chegar é tomar a A8 e, após as portagens de Loures, sair para a CREL (A9) em direcção a Alverca. Sair da CREL (A9) na saída 6 em direcção a Bucelas. Na primeira rotunda à entrada de Bucelas, virar para a esquerda. Embora as placas sejam pequenas e nem sempre muito visíveis, está sempre assinalado o caminho para Arranhó (pela N115).

O almoço será no Restaurante Adega Barros, em A-dos-Arcos, a cerca de 4 km do fim da caminhada. 
Ementa: Bacalhau assado com batatas a murro e costeleta de vitela. Mais o pão, o vinho, as azeitonas, a sobremesa e os etcs, 15 € por bico. Para jovens é mais barato.

Após o almoço, para quem quiser, ida (de carro) ao Forte de Alqueidão (Linhas de Torres), 1,5 km do restaurante.

João Aleixo e José Gaspar

Inscrições para 

sempreadescer@gmail.com
-- 
SaD

16 abril 2014

Tapada de Mafra, 10.Maio, 2014

Foto de Alice Gaspar

Após várias passeatas por Lisboa e a deslocação a Penacova, a próxima actividade do Sempre a Descer vai decorrer numa área mais campestre – A Tapada de Mafra.

A entrada na Tapada de Mafra faz-se pelo portão do Codeçal, 40 km a partir de Lisboa (2ª circular). Seguindo pela A8 até à saída nº 5 (direção Ericeira; Mafra). Daí entram noutra auto-estrada (A21) e tomam a saída para Torres Vedras, Gradil. A partir dai há sempre indicações para a Tapada. 

Coordenadas GPS: 38º 57’ 53" N 9º 18’ 09" W.

O custo de entrada na Tapada é de 6 € por pessoa e inclui um passeio guiado com 7,5 km e visita aos 2 museus que lá se encontram.

O evento acontece no próximo dia 10 de Maio (sábado), e a hora de encontro no Portão da Tapada é às 9:30.
O almoço será num restaurante das redondezas.

As inscrições para sempreadescer@gmail.com

Até lá.
José Gaspar
João Aleixo 

11 março 2014

Rota da Lampreia em Abril, 2014



XI Capítulo da Confraria da Lampreia e 3ª Caminhada da Rota da Lampreia

Penacova, fim de semana, 5-6.Abril, 2014 

Sábado, 5.Abril, 2014:

9:30 Acolhimento de Boas Vindas – Câmara Municipal de Penacova
10:00 Espumante de Honra na Pérgola Raul Lino
11:00 Desfile das Confrarias
12:00 Cerimónia de Entronização de Novos Confrades
13:30 Almoço de Lampreia nos Claustros do Mosteiro do Lorvão
16:30 Sarau Cultural nos Claustros do Mosteiro do Lorvão
Participação do Coral Divo Canto de Penacova e do Grupo de Fados Momentos de Coimbra
* Preço: +/- 35,00€
Domingo, 6.Abril, 2014
3ª Caminhada da Rota da Lampreia, 
percorrendo as margens do Rio Alva, cerca de 10 km e culminando com um almoço [10 €] na Pérgola Raul Lino.

As inscrições para sempreadescer@gmail.com

Os Alojamentos locais, que deverão ser marcados por cada interessado quanto antes, são os seguintes:

  • Casa da Carvoeira,
D. Mª Domingas,  919 696 614
  • Pensão Avenida
Av. Abel Rodrigues da Costa
3360 - 191 Penacova
Telef.: 239 477 142

www.pensaoavenida.com

  • Arqº Carlos Mendes
Tm.: 927 052 920
  • Casa de Repouso
Telef.: 239 477 137



05 março 2014

Lisboa (zona ocidental)

Estes tempos cinzentos e chuvosos ainda não nos aconselham numa ida para os campos.
Assim realizamos uma caminhada urbana, conhecendo mais um pouco de Lisboa, agora na zona ocidental
Foi no domingo, 9.Março, 2014, com início às 9:30 h na Doca do Espanhol, nas traseiras do Museu do Oriente.
Fomos 48 caminhantes num circuito circular de 12,5 km.
Visitámos o Jardim Botânico e o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, na R. da Escola Politécnica. O almoço foi no Restaurante Spianata, na Tv. da Santa Quitéria, 38 D (jt. à R. Pedro Álvares Cabral). Continuamos a a caminhada pela tarde.

Locais por onde vamos passar:
  • Doca do Espanhol
  • Cais do Sodré
  • Elevador da Bica
  • Santa Catarina
  • Rua do Século
  • Príncipe Real
  • Escola Politécnica, Museu Nacional de História Natural e da Ciência e o Jardim Botânico 
  • Tr. Santa Quitéria (almoço no Restaurante Spianata)
  • Jardim da Estrela
  • Mercado de Campo de Ourique
  • Tapada das Necessidades
  • Casa de Goa
  • Doca do Espanhol


09 dezembro 2013

Em Lisboa, à borda do Tejo



Como preparação para as festas de NATAL, vamos no domingo 22.dezembro,2013, andar por Lisboa sempre à borda do Tejo.
Vamos da Expo a Cacilhas, passando pelo Cais do Sodré.
Serão 12,5 km [10,5 km a andar e 2,0 km de barco].
A ida a Cacilhas é para almoçar no Restaurante Vale do Rio, junto ao cais.

30 outubro 2013

Rescaldo da Rota do Açúcar

Um relato do que foi a nossa caminhada pela Rota do Açúcar pode encontrar-se aqui, feito pelo amigo Carlos Almeida.

Fotos de Céu Fialho






17 setembro 2013

Rota do Açúcar a 19.Out,2013









































Fátima Alves, António José Paulino

29 maio 2013

Da Luz à Expo, em Lisboa

Na próxima atividade do Sempre a Descer.come, voltamos a Lisboa.

Vamos explorar parte dos traçados da rede urbana de ciclovias já instalada e que pode ser conhecida no site da CM Lisboa.

A proposta é fazer o percurso entre o Largo da Luz (Carnide) e a EXPO.

O local de encontro é portanto no Largo da Luz, em frente ao Colégio Militar,
GPS: 38.760623° -9.183748°.

É um passeio de grau de dificuldade fácil, quase sempre plano, com cerca de 10 kms de extensão.

A atividade decorre no sábado 22 de Junho, com encontro às 9:30.

O almoço será no Restaurante Margem do Tejo, na Estrada de Moscavide, 32A (perto da Expo).
Inscrições para:
António José Paulino, Alice Gaspar