O caminheiro Carlos Almeida publicou neste sítio uma crónica sobre a caminhada de Mafra até Cheleiros; http://tudoemaisalgumacoisaleonor.blogspot.pt/2016/02/a-nossa-caminhada-por-terras-saloias.html
10 fevereiro 2016
04 fevereiro 2016
SaD, Palácio de Fronteira
SaD – Este mês a coisa é calma…
Companheiros,
Para Fevereiro a nossa proposta é de uma actividade calma, em Lisboa.
Começamos por uma visita guiada ao Palácio de Fronteira em S. Domingos de Benfica.
Para tal temos que lá nos encontrar às 9:30.
GPS: 38.740343, -9.180429
O custo é de 7,50 €/pessoa. Jovens até as 14 anos é grátis.
Após a visita, faremos uma pequena caminhada (+/- 4 km) pela Mata de S. Domingos de Benfica, até ao restaurante David da Buraca, onde almoçaremos.
Para a caminhada a partida será no largo fronteiro à entrada do Palácio, cerca das 11:15.
E como alguns companheiros podem já conhecer o Palácio, aceitamos inscrições para o programa completo, ou só para a caminhada.
Será no Sábado dia 27 de Fevereiro.
Atenção: Porque temos que informar o Palácio do número de visitantes, as inscrições para a visita devem ser efectuadas até ao dia 20.Fevereiro.
Lá vos esperamos.
--
Para te inscreveres, clica aqui -> http://goo.gl/forms/LuBamfQxIj
Sempra a Descer
03 janeiro 2016
Cheleiros a 23.Janeiro.2016
A primeira atividade para 2016 é voltarmos
a Mafra, para um passeio original, até Cheleiros, especialmente desenhado para o grupo,
repetindo um local para almoço que a todos satisfez.
Há porém, algumas dificuldades:
- Trata-se de um passeio em
linha, pelo que há hora marcada para a volta;
- É um passeio muito sinuoso com
várias subidas e descidas e nem sempre em terreno amigável;
- Terá cerca de 8 km.
O local de partida é o largo fronteiro à entrada do Palácio,
junto à estátua de D. João V.
Para chegar a Mafra, quem sai de Lisboa, o melhor caminho é
pela A8 em direcção a norte.
Abandonam a A8 na saída Mafra/ Ericeira, etc, e entram na A21.
Seguem as indicações de Mafra centro.
Abandonam a A8 na saída Mafra/ Ericeira, etc, e entram na A21.
Seguem as indicações de Mafra centro.
Notem que na zona do Convento o estacionamento é pago e
limitado a 2 horas, pelo que devem procurar lugar nas ruas circundantes.
Desde Lisboa
são cerca de 45m.
Esta actividade acontece no Sábado dia 23 de Janeiro, com encontro
marcado para as 9:15.
Atenção: Pelas razões
referidas acima, a partida será impreterivelmente às 9:30, com quem estiver.
O almoço será no novo Restaurante Três Irmãos. Espaço
novo, com pataniscas da mesma qualidade que já testamos e outros etcs. Preço 16
€
Inscrições: http://goo.gl/forms/mvdvnGtjZm
25 novembro 2015
SaD Montijo
A próxima actividade do Sempre a Descer.come, está programada
para o próximo dia 12 de Dezembro.
Desta vez, dada a proximidade do Natal, vamos num passeio
pequeno, fácil e urbano, pelo centro da Aldeia
Galega.
Nota: Em 6 de Julho de 1930, pelo Decreto nº 18434, a vila e o concelho de
Aldeia Galega do Ribatejo passaram a denominar-se Montijo.
Isto é só para não pensarem que a malta é inculta! Á pois é…
O encontro será no parque de estacionamento, gratuito, da
Zona Ribeirinha, que está assinalado por placas desde a entrada no Montijo.
O passeio incluirá uma visita ao Moinho de Marés (ainda não
confirmada) e outra ao Museu do Pescador.
De Lisboa ao Montijo, são cerca de 32 km, quer pela Ponte
Vasco da Gama, quer pela Ponte 25 de Abril.
Encontro pelas 9:45.
O almoço será num restaurante perto do centro.
24 novembro 2015
Comentários à caminhada de Janas
Neste local encontra-se uma apreciação do amigo Carlos Almeida à caminhada de Janas:
tudoemaisalgumacoisaleonor.blogspot.com
tudoemaisalgumacoisaleonor.blogspot.com
A CAMINHADA PELO “PARQUE NATURAL SINTRA CASCAIS”!
Sábado, 21 de Novembro de 2015
Éramos MUITOS!
Estávamos a aderir ao convite do SaD – SempreaDescer.com.
O local de encontro foi junto à Capela redonda de Janas; às 9h30 horas.
O objectivo era concretizar uma caminhada de +/- 10 Km na região do importante Parque Natural Sintra Cascais (PNSC).
Íamos, também, por causa do “manjar dos deuses”, isto é, almoçar o Cozido à Portuguesa, e outras inesperadas(?) surpresas.
Prometia-se bom tempo; nada de chuva.
Todavia, os primeiros a “aportar” foram recebidos por chuva e vento.
Mas, foi mal que pouco durou.
Começamos a caminhar; fomos levados, designadamente, até ao Magoito e às Azenhas do Mar; até lá passeámos junto às ravinas e arribas pendentes sobre o Atlântico.
O sol já havia aparecido, bem bonito.
Fomos todos admirando com grande prazer as vistas e as paisagens.
Esquecemo-nos dos “Kms” que iam ficando para trás.
Miradouro nas Azenhas do Mar sobre as velhas e deterioradas piscinas, com uma excelente explicação de uma Exma. caminhante sobre as vicissitudes da origem e construção daquele “balcão”, também sobre o Atlântico.
Nas Azenhas do Mar fomos beber um cafezinho e tratar de outras necessidades…
Iniciámos o regresso.
Já não havia tanto para ver … e, alguns começaram a ficar cansados … e na conversa.
Foram-se atrasando.
O J. G. estava à espera destes (onde o signatário se incluía), e vai de nos “puxar as orelhas”: [a partir deste local não há guias; vejam lá se se perdem; está dito] (atenção aos parênteses rectos).
Não atentou o J.G. que estávamos bem acompanhados; ainda atrás de nós vinha o “carro vassoura” conduzido pelo J.A.
Foi então que alguém se lembrou de falar no almoço!
Vai daí, começou a “correria”; ninguém queria ficar sem COZIDO À PORTUGUESA.
Foi um instante enquanto os caminhantes chegaram aos seus “bólides” e se encaminharam para o famoso restaurante, denominado – passe a publicidade – “Restaurante o Zé”.
Neste restaurante foi uma festa.
O pessoal estava mesmo esfomeado e muito barulhento.
Tenho de terminar esta crónica; é que já vai longa e atrasada.
O melhor da FESTA / CAMINHADA veio mesmo no fim.
Um bonito e excelente BOLO, trazido pelo L.M., para todos cantarmos os PARABÉNS pelos DEZ (10) anos do SaD – SempreaDescer.com.
O ANTÓNIO PAULINO – a “alma” disto tudo, discursou (resumindo a AVENTURA – JÁ LONGA, DO SaD), não sem que antes o pessoal fosse chamado “à pedra”, no sentido de se “calar”.
Excelente escolha para a caminhada; excelente preparação, exploração e investigação; bom restaurante; bom repasto.
VIVAM TODOS, EM ESPECIAL O DIRECTOR A.P. , OS FUNDADORES DO SaD E OS RESTANTES ORGANIZADORES DO NOSSO MAGNIFÍCO PASSEIO À BEIRA DO ATLÂNTICO!!!
P.S.(não nos referimos ao novo governo) Os MUITOS, RETROREFERIDOS, ERAM MESMO MUITOS: MAIS DE OITENTA (80), DE QUE SETENTA E SETE (77) ALMOÇARAM!
Éramos MUITOS!
Estávamos a aderir ao convite do SaD – SempreaDescer.com.
O local de encontro foi junto à Capela redonda de Janas; às 9h30 horas.
O objectivo era concretizar uma caminhada de +/- 10 Km na região do importante Parque Natural Sintra Cascais (PNSC).
Íamos, também, por causa do “manjar dos deuses”, isto é, almoçar o Cozido à Portuguesa, e outras inesperadas(?) surpresas.
Prometia-se bom tempo; nada de chuva.
Todavia, os primeiros a “aportar” foram recebidos por chuva e vento.
Mas, foi mal que pouco durou.
Começamos a caminhar; fomos levados, designadamente, até ao Magoito e às Azenhas do Mar; até lá passeámos junto às ravinas e arribas pendentes sobre o Atlântico.
O sol já havia aparecido, bem bonito.
Fomos todos admirando com grande prazer as vistas e as paisagens.
Esquecemo-nos dos “Kms” que iam ficando para trás.
Miradouro nas Azenhas do Mar sobre as velhas e deterioradas piscinas, com uma excelente explicação de uma Exma. caminhante sobre as vicissitudes da origem e construção daquele “balcão”, também sobre o Atlântico.
Nas Azenhas do Mar fomos beber um cafezinho e tratar de outras necessidades…
Iniciámos o regresso.
Já não havia tanto para ver … e, alguns começaram a ficar cansados … e na conversa.
Foram-se atrasando.
O J. G. estava à espera destes (onde o signatário se incluía), e vai de nos “puxar as orelhas”: [a partir deste local não há guias; vejam lá se se perdem; está dito] (atenção aos parênteses rectos).
Não atentou o J.G. que estávamos bem acompanhados; ainda atrás de nós vinha o “carro vassoura” conduzido pelo J.A.
Foi então que alguém se lembrou de falar no almoço!
Vai daí, começou a “correria”; ninguém queria ficar sem COZIDO À PORTUGUESA.
Foi um instante enquanto os caminhantes chegaram aos seus “bólides” e se encaminharam para o famoso restaurante, denominado – passe a publicidade – “Restaurante o Zé”.
Neste restaurante foi uma festa.
O pessoal estava mesmo esfomeado e muito barulhento.
Tenho de terminar esta crónica; é que já vai longa e atrasada.
O melhor da FESTA / CAMINHADA veio mesmo no fim.
Um bonito e excelente BOLO, trazido pelo L.M., para todos cantarmos os PARABÉNS pelos DEZ (10) anos do SaD – SempreaDescer.com.
O ANTÓNIO PAULINO – a “alma” disto tudo, discursou (resumindo a AVENTURA – JÁ LONGA, DO SaD), não sem que antes o pessoal fosse chamado “à pedra”, no sentido de se “calar”.
Excelente escolha para a caminhada; excelente preparação, exploração e investigação; bom restaurante; bom repasto.
VIVAM TODOS, EM ESPECIAL O DIRECTOR A.P. , OS FUNDADORES DO SaD E OS RESTANTES ORGANIZADORES DO NOSSO MAGNIFÍCO PASSEIO À BEIRA DO ATLÂNTICO!!!
P.S.(não nos referimos ao novo governo) Os MUITOS, RETROREFERIDOS, ERAM MESMO MUITOS: MAIS DE OITENTA (80), DE QUE SETENTA E SETE (77) ALMOÇARAM!
23 novembro 2015
10 anos sempre a descer
Dez anos
sempre a descer
Este título
não seria muito animador se se tratasse da descrição do estado económico de uma
empresa ou o psicológico de uma pessoa, mas a história é a de um grupo de
caminhadas.
Sempre a Descer.come, e este final é importante, tem-nos
levado aos cumes de montes e ao cimo de castelos, a ver cidades e museus, a
subir e descer colinas ou a calcorrear a costa, faça sol faça, por vezes, chuva. São percursos uns
mais leves outros mais exigentes, mas à medida da capacidade dos caminhantes dos
quais muitos já passaram agora dos sessenta
e alguns já os tinham quando há dez anos começaram. No entanto, todos sabemos
que vale o esforço pois no fim somos regalados com um almoço catita num local mais
ou menos patusco, não fosse o “ponto come” ou melhor, o “pronto almoço” final.
Não fui um
caminhante fundador ou da primeiríssima hora, iniciei-me lá para a quarta
caminhada, e nem tenho sido muito assíduo. Há épocas em que participo mais, mas
noutras deixo-os caminhar enquanto fico no quentinho da casa. No entanto já
palmilhei muitas léguas à custa do Sempre a Descer e com subidas de respeito, já
desfrutei de muitas paisagens e descobri muitos pormenores das nossas terras
que só a pé se podem observar, bem como me foi proporcionado conviver com
inúmeras pessoas.
A verdade é que passados dez anos, contas
feitas não por mim mas por alguém abalizado, o Sempre a Descer fez 76
caminhadas, num total de 676 quilómetros, com a participação de 3353 pares de
pés, pertencentes a uns 400 donos diferentes, e muitos, muitos milhares de
fotografias. Isso é, se não tivesse sido mandrião, durante o ano que passou já
teria completado a andar com o Sempre a Descer o equivalente entre a minha casa
em Lisboa e a Plaza Mayor em Madrid mas em suaves prestações e num período de
“apenas” dez anos.
Sei que é um
pequeno grupo de carolas que organiza e inventa os percursos de que somos todos
consumidores. Claro que por vezes tem falhas, como, por exemplo, porem-nos
a caminhar à chuva, mas de qualquer modo
quero agradecer-vos e esperar estar com todos vocês a apagar as velas dos 20
anos nem que seja numa caminhada do Sempre a Descer o Campo Grande ou numa
organizada dentro do Jardim da Estrela.
04 novembro 2015
SaD, Janas,no sábado 21.Nov, 2015
Próxima atividade do Sempre a Descer.
Sábado, 21.Novembro, 2015
Local de Encontro: Capela redonda de Janas 38.833079, -9.436282, às 9:30 h
Caminhada de +/- 10 km, integrada no Parque Natural Sintra Cascais (PNSC).
Almoço: ali perto
--
15 outubro 2015
Prémios Valmor, Menções Honrosas e
Prémios Municipais em cerca de 6 Km
Para início das actividades da época de 2015/16, do Sempre a
Descer.come, propomos recomeçar como acabamos, com um passeio por Lisboa, à
descoberta de edifícios distinguidos com o Prémio Valmor.
São 13 e uns extras em menos de 6 km.
Como passeio, estamos a falar de bom piso urbano, quase todo
em plano e feito a ritmo calmo.
A coisa decorre no próximo
dia 31 (sábado) deste mês de Outubro e como sempre concluir-se-á com um almoço
algures por aí.
O encontro será às 10:00,
na porta principal do El Corte Inglês, estação de Metro de Sº Sebastião. Há
um larguinho fronteiro à mesma. Aí estaremos.
Lá vos esperamos.
Inscrições: http://goo.gl/forms/mCIbstT1xM
02 junho 2015
13 (e picos) Prémios Valmor em (menos de) 6 Km
13 (e picos) Prémios Valmor em
(menos de) 6 Km
Para encerramento das actividades da época de 2014/15, do
Sempre a Descer.come, propomos um passeio por Lisboa, à descoberta de edifícios
distinguidos com o Prémio Valmor.
São 13 e uns extras em menos de 6 km.
A coisa decorre no sábado, dia 20 deste mês de Junho e como sempre concluir-se-á num almoço algures
por aí.

Lá vos esperamos.
JA/ZM
JA/ZM
06 maio 2015
30.Maio, 2015 - EVOA
Companheiros,
A proposta do SaD.com para este mês de Maio é em Vila Franca de Xira.
Trata-se de uma atividade do EVOA – Espaço de Visitação e Observação de Aves, organização que podem conhecer melhor aqui: http://www.evoa.pt/index.php? lang=PT
O percurso absolutamente plano, e de cerca de 4,5 km em 2,5 horas, com frequentes paragens para a observação de aves.
Como podem ver no sítio, o custo do passeio é de 8 € por adulto (5 € para jovens dos 6 aos 12 anos). O passeio começa às 10 h.
A maneira mais rápida (cerca de 45 km em 40 m) de lá chegar é, partindo de Lisboa:
- Tomar a A1 e sair em Vila Franca de Xira;
- Seguir em direcção à ponte Marechal Carmona (vulgo ponte de Vila Franca), direcção Évora;
- Imediatamente a seguir ao fim da ponte, há uma placa para a direita que indica EVOA. É só seguir essa e as restantes até ao fim. Notem que os últimos 12,5 km são em terra batida, mas com bom piso (sem buracos).
Encontro lá às 9:45 para quem quiser beber café e ir à casa de banho…
Inscrevam-se através do preenchimento deste formulário:
Pedimos que se inscrevam o mais cedo possível, já que nos pediram para dar uma previsão de presenças, até à 4ª feira anterior.
O almoço será, como habitualmente, num restaurante da região.
Lá nos encontramos dia 30.
Cumprimentos,
João Aleixo/José Gaspar
31 março 2015
TURCIFAL, 18.Abril, 2015
Companheiros,
A próxima actividade do Sempre a Descer. come, se realiza já no próximo dia 18 de Abril (sábado).
Propomos um passeio original, especialmente desenhado para o grupo, na zona de Torres Vedras, mais concretamente no TURCIFAL.
Trata-se de um passeio circular com cerca de 10 km e com grau de dificuldade médio/baixo, significando isto que tem poucas subidas e descidas, e é quase sempre por caminhos de piso regular e de alcatrão. Aproveita parte do percurso PR9 da CMTVD.
Assim, no sábado dia 18 de Abril o encontro será no Turcifal às 9:45, junto à Igreja. GPS: 39.041924, -9.265582.
Indo de Lisboa, são cerca de 45 km e pouco mais de 35 minutos.
O caminho mais directo para lá chegar é tomar a A8 e sair na primeira saída de Torres Vedras. Após as portagens encontra-se indicado o Turcifal.
Há um parque de estacionamento gratuito ao lado da igreja onde é o nosso ponto de encontro.
O almoço será no Portal do Moinho, na Ervideira.
Inscrições: sempreadescer@gmail.com
--
SaD
João Aleixo19 fevereiro 2015
Rota da Lampreia
Programa da atividade do Sempre a Descer, acompanhando o Capítulo da Confraria da Lampreia e realizando a 4ª Caminhada da Rota da Lampreia
Penacova, fim de semana, 21-22.Março, 2015
Sábado, 21.Março, 2015:
9:30 - Acolhimento de Boas Vindas – Câmara Municipal de Penacova
10:00 - Pequeno almoço volante
10:00 - Pequeno almoço volante
11:00 Desfile das Confrarias 12:00 Cerimónia de Entronização de Novos Confrades
13:30 Almoço de lampreia nos Claustros do Mosteiro do Lorvão
16:30 Sarau Cultural nos Claustros do Mosteiro do Lorvão, opera Orfeu e Eurídice pelo Divo Canto
16:30 Sarau Cultural nos Claustros do Mosteiro do Lorvão, opera Orfeu e Eurídice pelo Divo Canto
Domingo, 22.Março, 2015
4ª Caminhada da Rota da Lampreia,
9:30 partida de autocarro do largo junto ao Turismo até aos Moinhos da Portela da Oliveira, visita aos Moinhos e daí, sempre a descer (às vezes é mesmo assim) até ao Rio Mondego (cerca de 9 km);Almoço em local a definir consoante o tempo.
[fotos da caminhada e visitas em 2014]
Os alojamentos locais, que deverão ser marcados por cada interessado quanto antes, são os seguintes:
Casa da Carvoeira,
Contacto: D. Mª Domingas, 919 696 614
Pensão Avenida
Av. Abel Rodrigues da Costa
3360 - 191 Penacova
Telef.: 239 477 142www.pensaoavenida.com
Av. Abel Rodrigues da Costa
3360 - 191 Penacova
Telef.: 239 477 142www.pensaoavenida.com
02 janeiro 2015
Continuamos à beira Tejo, 31.Jan, 2015
A primeira proposta de actividade para 2015 é a de continuarmos à beira Tejo, agora um pouco mais “por este rio acima”.
[Foto emprestada por João Pimentel Ferreira]
Trata-se de um passeio muito fácil, sempre em plano e por bons pisos, com cerca de 10 km de extensão.
O local de partida e chegada do passeio é o “Parque Urbano da Póvoa de Santa Iria”, a cerca de 300 metros da estação de comboio da mesma localidade.
Coordenadas GPS: 38°51'28.9"N 9°03'37.6"W ou 38.858017, -9.060450
Há muitas formas de lá chegar (cerca de 17 km desde Lisboa – Campo Grande). Podem por exemplo, tomar a EN10 em Sacavém e seguir em direcção a Alverca. Após passarem a placa indicativa de que entraram na Póvoa de Santa Iria, são 2 km até um viaduto à vossa direita, que passa por cima da linha de comboio. Neste cruzamento e seguintes está indicado por placa o “Parque Urbano”. É só seguir as ditas e continuar para a beira Tejo.
Não esquecer de levar a máquina fotográfica.
Esta actividade será no Sábado dia 31 de Janeiro, 2015, com encontro marcado para as 9:45 h.
O almoço será na Bobadela, no Restaurante Vivará.
Inscrições: mensagem para sempreadescer@gmail.com
Lá vos esperamos.
SaD
José Gaspar e João Aleixo04 dezembro 2014
Expo Norte, 13 Dez 2014
Após algum atraso por imprevistos vários, retomamos as
nossas actividades no Sábado, 13 de
Dezembro, com a última caminhada de 2014.
Vamos fazer um passeio muito fácil na zona de Lisboa, mais
propriamente na área da EXPO.
Encontro pelas 9:45,
na porta virada ao Tejo do Centro Comercial Vasco da Gama. Junto à estátua
do Homem de Ferro.
Caminharemos para norte até Sacavém com visita ao Museu da Cerâmica (custo 1 €/pessoa).
Daí voltamos para Moscavide onde almoçaremos, algures.
Inscrições: o costume, enviar mensagem para sempreadescer@gmail.com
Lá vos esperamos.
José Gaspar e João Aleixo
19 agosto 2014
Mafra, 27.Setembro, 2014
Companheiros,
Com votos que tenham tido/ estejam a ter/ venham a ter umas boas férias, enviamos a informação para a próxima actividade do Sempre a Descer. Come, a primeira da época 2014-2015.
Os pormenores são os seguintes:
Sábado, dia 27 Setembro 2014
Hora: 9 h 45 m
Local de encontro: Parque Desportivo Municipal de Mafra (na porta de entrada).
Para chegar a Mafra, quem sai de Lisboa, o melhor caminho é pela A8 em direcção a norte.
Abandonam a A8 na saída Mafra/ Ericeira, etc, e entram na A21.
Seguem as indicações de Mafra centro e depois de passar o Convento, começam a aparecer as indicações do Parque.
Tem parque de estacionamento gratuito.
Desde Lisboa são cerca de 45 m.
Quanto à actividade, ela é diferente do habitual. Trata-se de uma pequena prova de orientação, a decorrer dentro do Parque, com um grau de dificuldade fácil, quer física, quer tecnicamente.
Nota: Para os mais veteranos no grupo, trata-se de uma actividade semelhante à que fizemos em tempos no Cabeço de Montachique, embora mais fácil.
O almoço será, como sempre num restaurante das redondezas.
Lá vos esperamos.
Cumprimentos.
JA/JM
Com votos que tenham tido/ estejam a ter/ venham a ter umas boas férias, enviamos a informação para a próxima actividade do Sempre a Descer. Come, a primeira da época 2014-2015.
Os pormenores são os seguintes:
Sábado, dia 27 Setembro 2014
Hora: 9 h 45 m
Local de encontro: Parque Desportivo Municipal de Mafra (na porta de entrada).
Para chegar a Mafra, quem sai de Lisboa, o melhor caminho é pela A8 em direcção a norte.
Abandonam a A8 na saída Mafra/ Ericeira, etc, e entram na A21.
Seguem as indicações de Mafra centro e depois de passar o Convento, começam a aparecer as indicações do Parque.
Tem parque de estacionamento gratuito.
Desde Lisboa são cerca de 45 m.
Quanto à actividade, ela é diferente do habitual. Trata-se de uma pequena prova de orientação, a decorrer dentro do Parque, com um grau de dificuldade fácil, quer física, quer tecnicamente.
Nota: Para os mais veteranos no grupo, trata-se de uma actividade semelhante à que fizemos em tempos no Cabeço de Montachique, embora mais fácil.
O almoço será, como sempre num restaurante das redondezas.
Lá vos esperamos.
Cumprimentos.
JA/JM
28 maio 2014
SaD - Arranhó, sábado 28.Junho, 2014
Para encerramento das actividades desta época do Sempre a Descer.come, propomos um passeio original, especialmente desenhado para o grupo, na zona de Bucelas, mais concretamente em Arranhó.
Trata-se de um percurso circular com 10,5 km e com grau de dificuldade médio, significando isto que tem algumas subidas e descidas, mas quase sempre por caminhos de piso regular.
Data: 28 de Junho, sábado, e o encontro será em Arranhó às 9:45 h, junto à UDRA (União Desportiva e Recreativa de Arranhó), onde existe um bom parque de estacionamento que está assinalado. Situa-se na primeira rua à esquerda, quem entra na localidade vindo de Bucelas.
GPS: 38.952964, -9.135803
GPS: 38.952964, -9.135803
Arranhó está a cerca de 30 km de Lisboa (Campo Grande) e o caminho mais directo para lá chegar é tomar a A8 e, após as portagens de Loures, sair para a CREL (A9) em direcção a Alverca. Sair da CREL (A9) na saída 6 em direcção a Bucelas. Na primeira rotunda à entrada de Bucelas, virar para a esquerda. Embora as placas sejam pequenas e nem sempre muito visíveis, está sempre assinalado o caminho para Arranhó (pela N115).
O almoço será no Restaurante Adega Barros, em A-dos-Arcos, a cerca de 4 km do fim da caminhada.
Ementa: Bacalhau assado com batatas a murro e costeleta de vitela. Mais o pão, o vinho, as azeitonas, a sobremesa e os etcs, 15 € por bico. Para jovens é mais barato.
João Aleixo e José Gaspar
Inscrições para
sempreadescer@gmail.com
--
SaD
16 abril 2014
Tapada de Mafra, 10.Maio, 2014
Foto de Alice Gaspar
Após várias passeatas por Lisboa e a deslocação a Penacova, a próxima actividade do Sempre a Descer vai decorrer numa área mais campestre – A Tapada de Mafra.
A entrada na Tapada de Mafra faz-se pelo portão do Codeçal, 40 km a partir de Lisboa (2ª circular). Seguindo pela A8 até à saída nº 5 (direção Ericeira; Mafra). Daí entram noutra auto-estrada (A21) e tomam a saída para Torres Vedras, Gradil. A partir dai há sempre indicações para a Tapada.
Coordenadas GPS: 38º 57’ 53" N 9º 18’ 09" W.
O custo de entrada na Tapada é de 6 € por pessoa e inclui um passeio guiado com 7,5 km e visita aos 2 museus que lá se encontram.
O evento acontece no próximo dia 10 de Maio (sábado), e a hora de encontro no Portão da Tapada é às 9:30.
Até lá.
José Gaspar
João Aleixo
João Aleixo
11 março 2014
Rota da Lampreia em Abril, 2014
Penacova, fim de semana, 5-6.Abril, 2014
Sábado, 5.Abril, 2014:
9:30 Acolhimento de Boas Vindas – Câmara Municipal de Penacova
10:00 Espumante de Honra na Pérgola Raul Lino 11:00 Desfile das Confrarias
12:00 Cerimónia de Entronização de Novos Confrades
13:30 Almoço de Lampreia nos Claustros do Mosteiro do Lorvão
16:30 Sarau Cultural nos Claustros do Mosteiro do Lorvão
Participação do Coral Divo Canto de Penacova e do Grupo de Fados Momentos de Coimbra
* Preço: +/- 35,00€
Domingo, 6.Abril, 2014
3ª Caminhada da Rota da Lampreia,
percorrendo as margens do Rio Alva, cerca de 10 km e culminando com um almoço [10 €] na Pérgola Raul Lino.
As inscrições para sempreadescer@gmail.com
Os Alojamentos locais, que deverão ser marcados por cada interessado quanto antes, são os seguintes:- Casa da Carvoeira,
D. Mª Domingas, 919 696 614
- Pensão Avenida
3360 - 191 Penacova
Telef.: 239 477 142
www.pensaoavenida.com
- Arqº Carlos Mendes
Tm.: 927 052 920
- Casa de Repouso
05 março 2014
Lisboa (zona ocidental)
Estes tempos cinzentos e chuvosos ainda não nos aconselham numa ida para os campos.
Assim realizamos uma caminhada urbana, conhecendo mais um pouco de Lisboa, agora na zona ocidental
Assim realizamos uma caminhada urbana, conhecendo mais um pouco de Lisboa, agora na zona ocidental
Foi no domingo, 9.Março, 2014, com início às 9:30 h na Doca do Espanhol, nas traseiras do Museu do Oriente.
Fomos 48 caminhantes num circuito circular de 12,5 km.
Visitámos o Jardim Botânico e o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, na R. da Escola Politécnica. O almoço foi no Restaurante Spianata, na Tv. da Santa Quitéria, 38 D (jt. à R. Pedro Álvares Cabral). Continuamos a a caminhada pela tarde.
Fomos 48 caminhantes num circuito circular de 12,5 km.
Visitámos o Jardim Botânico e o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, na R. da Escola Politécnica. O almoço foi no Restaurante Spianata, na Tv. da Santa Quitéria, 38 D (jt. à R. Pedro Álvares Cabral). Continuamos a a caminhada pela tarde.
Locais por onde vamos passar:
- Doca do Espanhol
- Cais do Sodré
- Elevador da Bica
- Santa Catarina
- Rua do Século
- Príncipe Real
- Escola Politécnica, Museu Nacional de História Natural e da Ciência e o Jardim Botânico
- Tr. Santa Quitéria (almoço no Restaurante Spianata)
- Jardim da Estrela
- Mercado de Campo de Ourique
- Tapada das Necessidades
- Casa de Goa
- Doca do Espanhol
09 dezembro 2013
Em Lisboa, à borda do Tejo
Como preparação para as festas de NATAL, vamos no domingo 22.dezembro,2013, andar por Lisboa sempre à borda do Tejo.
Vamos da Expo a Cacilhas, passando pelo Cais do Sodré.
Serão 12,5 km [10,5 km a andar e 2,0 km de barco].
A ida a Cacilhas é para almoçar no Restaurante Vale do Rio, junto ao cais.
30 outubro 2013
Rescaldo da Rota do Açúcar
Um relato do que foi a nossa caminhada pela Rota do Açúcar pode encontrar-se aqui, feito pelo amigo Carlos Almeida.
Fotos de Céu Fialho
Fotos de Céu Fialho
17 setembro 2013
29 maio 2013
Da Luz à Expo, em Lisboa
Na próxima atividade do Sempre a Descer.come, voltamos a Lisboa.
Vamos explorar parte dos traçados da rede urbana de ciclovias já instalada e que pode ser conhecida no site da CM Lisboa.
A proposta é fazer o percurso entre o Largo da Luz (Carnide) e a EXPO.
O local de encontro é portanto no Largo da Luz, em frente ao Colégio Militar,
Vamos explorar parte dos traçados da rede urbana de ciclovias já instalada e que pode ser conhecida no site da CM Lisboa.
A proposta é fazer o percurso entre o Largo da Luz (Carnide) e a EXPO.
O local de encontro é portanto no Largo da Luz, em frente ao Colégio Militar,
GPS: 38.760623° -9.183748°.
É um passeio de grau de dificuldade fácil, quase sempre plano, com cerca de 10 kms de extensão.
A atividade decorre no sábado 22 de Junho, com encontro às 9:30.
O almoço será no Restaurante Margem do Tejo, na Estrada de Moscavide, 32A (perto da Expo).
É um passeio de grau de dificuldade fácil, quase sempre plano, com cerca de 10 kms de extensão.
A atividade decorre no sábado 22 de Junho, com encontro às 9:30.
O almoço será no Restaurante Margem do Tejo, na Estrada de Moscavide, 32A (perto da Expo).
Inscrições para:
António José Paulino, Alice Gaspar
Subscrever:
Mensagens (Atom)










