17 dezembro 2007

Lugares Sagrados em Lisboa

A primeira sessão da caminhada pelos Lugares Sagrados da cidade de Lisboa, realizou-se no sábado, 15 de Dezembro de 2007, com 45 participantes.
Começámos na Basílica da Estrela (Convento do Sagrado Coração de Jesus), com as explicações valiosas do Dr. Alberto Júlio, que nos abriu o apetite para uma visita mais detalhada a realizar noutra data. Vimos também o Presépio de Machado de Castro (c. 1782/83), em terracota policromada.

Depois fomos até à Catedral de S. Paulo, da Igreja Lusitana, onde tivemos à nossa espera o Pastor Diamantino Lemos que nos contou como foi feita a implantação desta Igreja em Portugal.
E terminamos com uma visita guiada à
Mesquita Central de Lisboa, da Comunidade Muçulmana, com as explicações do Sheikh David Munir. No final das visitas, almoçamos em conjunto, no Restaurante "Selecção Gloriosa" na Estrada da Luz.

Ver fotos aqui.


Vieram novos caminheiros (por esquecimento não foram feitas todas as fotos da praxe a quem chega de novo).


Em 2008 e em datas a combinar, visitaremos outros Lugares Sagrados em Lisboa:
Sinagoga de Lisboa, da Comunidade Israelita de Lisboa
Centro Ismaili, da Comunidade Ismailita
Templo Hindu Radha Krishna, da Comunidade Hindu
Igreja Central de Lisboa, da Igreja Adventista
Igreja do Sagrado Coração de Jesus, da Igreja Católica
Igreja Evangélica Presbiteriana, da Igreja Presbiteriana.

1 comentário:

Anónimo disse...

Congratulo-me com o espírito ecuménico.

Ainda que para alguns estas visitas possam ser apenas uma oportunidade de alargar as suas fronteiras culturais, o certo é que ninguém ama o que não conhece. Para mim, como cristã e católica, é importante conhecer mais para respeitar melhor a diferença e estabelecer mais pontos de união.

Bem-hajam.