18 outubro 2012

Penedo

A próxima actividade do Sempre a Descer.come, está programada para o próximo dia 10 de Novembro (um sábado) com ponto de partida e chegada no Penedo (Colares).

Voltamos pois à zona de Sintra para um passeio circular, de grau de dificuldade médio, quer dizer, com umas subidas de alguma inclinação, mas perfeitamente compensado pela curta distância, cerca de 7 km. “Aproveitaremos a boleia” de parte do PR 10 – Peninha, percurso marcado no Parque Natural Sintra- Cascais.

Faremos a coisa em ritmo lento, quer porque à tempo, quer porque em vários locais, as vistas são bastante boas.

O local de encontro é portanto o Penedo – aldeia da freguesia de Colares; coordenadas: N 38.47.632; W 009.27246.

Para lá chegar, o melhor caminho desde Lisboa (cerca de 40m), é seguir pelo IC19 e sair para a A16 em direcção a Sintra centro. Seguindo as placas que dizem Colares, entram na estrada N375, cerca de 7 Km. Após a entrada em Colares, há um uma estrada para a esquerda, onde está devidamente assinalado o Penedo. É sempre e só seguir as indicações até ao centro, junto ao pelourinho – Largo do Chafariz. Atenção que é uma estrada estreita, quase sempre a subir e com dois sentidos.

Encontro pelas 9:45m.

A boa notícia é que acabado o passeio, estamos... no almoço no Restaurante Refúgio do Ciclista.