22 janeiro 2007

Almada




Foram 50 os madrugadores dominicais, que durante 15 km de andamento a pé, entre as 9:30 e às 17:30 h andaram à descoberta de Almada e arredores.
Esta actividade teve de tudo um pouco.
Depois do passeio de barco pelo Tejo, entre o cais de Belém e Cacilhas, começamos a nossa caminhada.

Seguimos pela rua do Gingal, sempre a beira-rio, passando junto ao Elevador Panorâmico da Boca do Vento, pela Fonte da Pipa, museu de Arqueologia Naval [que como estava fechado, não pudemos visitar] e entramos no bairro Social da CPP [Companhia Portuguesa de Pescas] e depois atravessamos o que resta da quinta da Arealva. E depois, sempre a SUBIR, até chegar ao Cristo Rei.Depois sempre a descer pelo bairro do Pragal até ao centro Sul , passando pela estátua de Fernão Mendes Pinto, centro de Saúde e seguimos até a rotunda do centro Sul.
Muitas obras, atravessando com muito cuidado e pela passagem pelas escadas de metal que nos levaram ao Parque da Paz. Caminhamos junto ao lago e demos várias voltas para ver alguns recantos deste parque, terminando junto ao lago, ver os patos, gaivotas, pombas..... Passando pelo Monumento da Paz e agora todos juntos continuamos a caminhar, passando pelo Estádio Municipal e depois de umas passagens de peões e mais algumas obras estivemos em frente do Museu da Cidade [que como estava fechado, não pudemos visitar].

Na Cova da Piedade, passamos em frente ao jardim e subimos para o centro de Almada.
Avistamos o Teatro Municipal e seguimos para o Parque Urbano, para ver o Monumento da Liberdade, Praça da Liberdade e passar junto ao Forum Romeu Correia. Seguimos pela Praça São João Baptista, subimos as escadas e chegamos à Igreja Nova, e junto ao jardim os azulejos do Cargaleiro, de 1956, completamente ao abandono. E logo a seguir o almoço no Restaurante Boa Esperança.
Depois do almoço.... Visitamos o Palácio da Cerca e circulando pelas ruas de Almada antiga, passando junto ao Castelo e em seguida Sempre a Descer até Cacilhas e o regresso de barco até Belém.

Neste sítio pode-se encontrar o detalhe de alguns dos sítios visitados.

1 comentário:

SilenceMoon disse...

Ola..
Como se vai ate essa quinta??

mail: silencemoon@oniduo.pt

Obrigado!