08 janeiro 2007

ALMADA [SaD 12]

Amigo Caminhante,

Já passeou de barco pelo Tejo, de Belém até Cacilhas, passando por baixo da Ponte 25 de Abril ?
Sabia que se pode percorrer a pé, à beira-rio, de Cacilhas ao Cristo-Rei, desfrutando de uma das mais belas vistas sobre Lisboa ?
Imagina um parque de 60 hectares dentro de uma cidade, com amplas zonas relvadas, matas frondosas, espelhos de água e um Monumento à Paz, com 40 metros de comprimento e 26 de altura ?
Sabia que Almada tem Castelo ?

Então, venha descobrir tudo isto, connosco, no próximo dia 21 de Janeiro (Domingo).
De uma forma resumida, iremos de barco de Belém para Cacilhas, onde iniciaremos a nossa caminhada de cerca de 10 Kms.
Após o almoço, temos 2 visitas culturais e mais 2 Kms a percorrer de regresso a Cacilhas, onde tomaremos o barco para Belém, já no final da tarde.
Pormenorizando, o Programa que propomos é o seguinte:
9.15 h. - Ponto de encontro na Estação Fluvial de Belém (Estacionamento fácil e gratuito. Também se pode ir de comboio - estação Belém, de autocarro ou de eléctrico)
10.00 h - Chegada a Cacilhas (quem optar por se juntar ao Grupo em Cacilhas, deverá estar às 10.00 h, à saída dos barcos, ao pé da Estátua dos Pescadores)
10.00 h - 11.00 h - De Cacilhas ao Cristo-Rei, sempre à beira-rio, passando pelo elevador panorâmico, pelo Jardim do Rio, e no último troço, teremos uma subida de 1.ª categoria.
11.00 h - 11.30 h - Do Cristo-Rei ao Parque da Paz, através do bairro (antigo) do Pragal. Veremos uma curiosa escultura relativa ao foral concedido por D. Sancho I em 1190. É também de realçar a estátua a Fernão Mendes Pinto.
11.30 h - 12.30 h - Percurso no Parque da Paz
12.30 h - 13.00 h - Do Parque da Paz a Almada Velha - Percurso essencialmente urbano, destacando-se a travessia da zona verde central da cidade, Praça da Liberdade e um painel de azulejos da autoria do mestre Cargaleiro (infelizmente ao abandono).
13.00 h - 15.00 h - Almoço no Restaurante Boa Esperança (Rua Capitão Leitão, n.º 39).
Ver desenvolvimento deste assunto abaixo.
15.00 h - 16.30 h - Percurso na Almada Velha que incluirá:
- visita à Casa da Cerca, que é uma antiga quinta de recreio, actualmente pertencente ao Município, albergando um pequeno parque de escultura ao ar livre e exposições temporárias. A casa da Cerca oferece lindas vistas sobre Lisboa. Visita ao Jardim Botânico anexo à Casa da Cerca
- Visita ao Museu/local Arqueológico
- Miradouro do Castelo
9. 16.30 h - 17.00 h - De Almada Velha a Cacilhas - percurso urbano
10. 17.10 - Partida do barco para Belém (o barco seguinte é às 18.10 h .Também há barcos para o Cais do Sodré)
11. 17.35 h - Belém - Final do percurso.

O almoço tem o preço fixo de 15 € e é composto pelo seguinte:
Entradas: Pão, salgados e presunto
Bebidas: Vinho da casa branco ou tinto (provámos o tinto e não desgostámos, embora não seja verdadeiramente um néctar) ou sangria, refrigerantes ou água.
Prato: 1 à escolha: Carne de porco à alentejana ou Massada de cherne
Sobremesas: Pudim ou salada de frutas
Café

Por fim, muito gostaríamos que nos comunicassem a vossa presença, se possível, até ao próximo dia 18 de Janeiro (5.ª feira), com indicação da escolha do prato do almoço.

Ângela Queirós
Leonardo Conceição
Luís Henriques (T: 210018924; TM: 934615289)

2 comentários:

Anónimo disse...

Antonio jose paulino EX Moçambique???

Um abraço

António José Boita Paulino disse...

Se o "anónimo" que deixou o anterior comentário quiser identificar-se, seria bom para o reencontro de quem em Agosto de 1973 andou por Moçambique. Aqui está o meu e-mail:antonio.paulino@edp.pt