21 abril 2007

A Aldeia em Verso - Gouveia








O autor das quadras que estão nas ruas de Gouveia foi José Valentim Lourenço.

Aqui vão algumas delas:

BEM VINDO SEJAIS À NOSSA ALDEIA

As ruas estão libertas
É calmo o seu ambiente
E tem as portas abertas
P'ra receber toda a gente

LARGO DO ROSSIO

Foste pastagem de gado
Quem te vê e quem te viu
Hoje estás modificado
Ó meu Largo do Rossio

RUA DO ALTINHO

Quando chove de verdade
E a água inunda o caminho
Eu passo mais à vontade
Pela Rua do Altinho

RUA DA BARROCA

Esta rua é tão comprida!
Que não sei quanto ela mede,
Mas sei que tem à saída
A Estrada de São Mamede

RUA DOS BRAVOS

Não faças mal a ninguém
Mesmo que tenhas razão
E paga o mal com o bem
Que praticas boa acção.

RUA DO ALTO DO MOINHO

Já me custa esta subida
Até chegar ao moinho.
Mas será por toda a vida
Que eu não sei outro caminho.

RUA DAS CHAPINAS

Esta rua é na verdade
Pedregosa, sem valor,
Mas recorda-me com saudade
De quando eu era pastor.

LARGO DA EIRA VELHA

Quem me dera as desfolhadas
Na eira da minha aldeia
Com viras e desgarradas
Em noites de lua cheia.

LARGO PEDRO MANUEL CAETANO

Sempre muito serviçal
Foi este bom ser humano
Um grande amigo leal
Pedro Manuel Caetano.

RUA DA EIRA VELHA

P'ra ter pão fiz sementeira
Tive muito trabalhinho!
Quando o trigo entrou na eira
Ainda ia a meio caminho.

RUA DAS URTIGAS

Não vou nas tuas cantigas,
Mas por tudo o que já vi;
Antes picar-me em urtigas
Que ser picado por ti.

GOUVEIA
Quero tanto à minha aldeia
Que apesar de pequenita
Mesmo que seja feia
P'ra mim é sempre bonita.

PRAIA DA AGUDA
Gosto de ti tanto, tanto,
O meu gosto nunca muda.
Tu és o meu grande encanto,
Ó linda Praia da Aguda.

Sem comentários: